Noticias Agronegócios
Conab estima que produção de café deve cair na próxima safra
A próxima safra de café do Brasil (2011/12) foi estimada nesta quinta-feira entre 41,9 milhões e 44,73 milhões de sacas, informou a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Algodão tem alta valorização no mercado
A falta de algodão no mercado doméstico é um dos fatores que contribuíram para que a pluma tivesse o melhor desempenho (no quesito preço) entre as commodities mato-grossenses. O preço da arroba do algodão teve valorização de 121% entre janeiro a dezembro do ano passado, conforme dados apurados mensalmente pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Governo leiloa 267,7 toneladas de milho dos estoques públicos
O governo promove nesta quarta-feira o primeiro leilão do ano para a venda direta de 267,7 mil toneladas de milho dos estoques públicos. O produto foi adquirido por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos, quando os preços praticados nos principais mercados do país estavam abaixo do mínimo. O leilão visa a regular os preços e a evitar tendência de alta.
Faltou chuva, mas não empenho do sojicultor mato-grossense que mantém tradição de ser o primeiro a colher no Brasil
Soja 10/11: Mato Grosso inicia ano com colheita
A maior safra de soja da história de Mato Grosso, que pode chegar a 19 milhões de toneladas, segundo projeção da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/MT), já começou a ser colhida em algumas regiões do Estado. Sapezal e Campos de Júlio, na região oeste, e Sorriso e Ipiranga, no médio norte, largaram na frente e iniciaram a colheita dos primeiros talhões do ciclo 2010/2011. O maior atraso este ano ficará por conta das regiões sul e leste, que iniciaram o plantio mais tarde devido à estiagem prolongada e só devem começar a colher a partir do próximo dia 20.
Ferrugem: Incidência da doença é zero nesta safra, frisa a Aprosoja
Considerada o terror do sojicultor mato-grossense nas últimas safras e uma das responsáveis pelo aumento dos custos de produção, a ferrugem asiática da soja está sob controle – até o momento -, em Mato Grosso, na safra 10/11. Em 2009, nesta mesma época do ano, vários focos já tinham sido confirmados.
Bunge prevê preços de grãos ainda voláteis em 2011
Os preços de grãos, que já estão nos patamares mais altos em dois anos, tendem a subir mais no próximo ano até se normalizarem em 2012, disse o presidente da Bunge ao "Financial Times".
Combate às pragas deverá aumentar custo de produção
Os agricultores de Mato Grosso terão que gastar mais para controlar o ataque de pragas nas lavouras de soja. Desta vez o que preocupa não é o preço do produto, mas sim a média de aplicações, que deve dobrar em relação à safra passada.
Transgênicos já são 67% da área plantada com soja, milho e algodão
A redução dos custos de produção e o aumento da demanda têm incentivado a utilização de sementes transgênicas por produtores de soja, milho e algodão - as únicas três commodities do país em que a modificação genética pode ser utilizada - em quase todos os estados. De acordo com dados do setor, o crescimento da adesão à tecnologia tem crescido em ritmo acelerado desde que o plantio foi autorizado no país.
Escoamento da safra 2010/2011 deve custar até 15% mais caro
O escoamento da safra 2010/2011 deve custar até 15% mais caro para os produtores e esmagadores de grãos de Mato Grosso a partir de janeiro. O aumento é comum no período em que a colheita e o embarque dos produtos são intensificados. No ano que vem não só os custos de viagem vão ser levados em conta. Um outro fator também contribui para este aumento: a falta de mão-de-obra para esse tipo de transportes.
Anomalia está confirmada na soja em MT
Se antes eram apenas sintomas, agora são casos praticamente confirmados da anomalia que vem causando pânico entre os produtores de Mato Grosso: a soja louca II. Ontem, o gerente técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/MT), Luiz Nery Ribas, confirmou ao Diário que todos os sintomas apontam a existência da doença em lavouras mato-grossenses, localizadas nos municípios de Sorriso (maior produtor de soja do mundo), Cláudia e Vera. “A soja louca II está se confirmando em nosso Estado”, afirmou Nery, lembrando que o estudo das amostras, realizado pela Embrapa-Soja de Goiânia, está em sua fase final e “as análises estão quase 100% concluídas”.
