Publicidade

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010

Novas perspectivas da cultura do arroz serão discutidas na quinta-feira

Com objetivo de destacar a importância da rizicultura mato-grossense, debater os principais problemas, apresentar os trabalhos que vêm sendo feitos e as propostas do projeto “Desenvolvimento de tecnologias para a cadeia produtiva do arroz de terras altas em Mato Grosso”.
Leia mais...

Produtores rurais de Sorriso têm até dia 30 para aderir o projeto Soja Mais Verde

Publicado em Segunda - 26 de Julho de 2010

Termina dia 30 de julho, o prazo para que os produtores rurais façam a adesão ao projeto Soja Mais Verde. O objetivo do projeto é prever a produção sustentável de soja, além da recuperação das áreas degradadas, o cultivo de soja nas áreas de proteção permanente (APPs), que inclui nascentes, olhos d’água, chapadões, margem de rios, entre outros.
Leia mais...

Cotonicultores aprovam Dia de Campo do IMAmt em Pedra Preta

Publicado em Segunda - 26 de Julho de 2010

O presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Gilson Ferrúcio Pinesso, classificou como positivo o Dia de Campo, na Fazenda Bahia, do Grupo Futuro, em Pedra Preta (243 Km de Cuiabá, na região sul do Estado), na sexta-feira (23). “Estamos, mais uma vez, mostrando a tecnologia do adensado como uma nova técnica e forma de produzir algodão em Mato Grosso”, disse Gilson Pinesso.
Leia mais...

Incra/GO investe R$ 1 milhão na infraestrutura de assentamentos de Montividiu do Norte

Publicado em Sábado - 24 de Julho de 2010

O Incra em Goiás e a prefeitura de Montividiu do Norte, a 450 quilômetros de Goiânia, firmaram, neste mês, convênio para a execução de obras de infraestrutura em cinco assentamentos do município. São eles: José Porfírio, Mata Azul, Pai Eterno, Ana Terra e João Rufino da Silva.
Leia mais...

Médio-norte precisa ampliar capacidade de armazenamento, diz Aprosoja

Publicado em Sexta - 23 de Julho de 2010 | por Aline Dessbesell

A região de Sorriso, médio-norte de Mato Grosso, concentra hoje 352 armazéns com capacidade de depositar 9,5 milhões de toneladas de milho ou soja. Entretanto, a produção média da região é de 11,5 milhões de toneladas.
Leia mais...

MT: presidente da Empaer prevê reestruturação do órgão em 2011

Publicado em Sexta - 23 de Julho de 2010 | por Marcio Uhde

A Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) pretende contratar 800 novos funcionários em 2011. A afirmação foi feita ontem pelo presidente da instituição, Enochi Alves dos Santos, durante a reinauguração da unidade da empresa em Nova Mutum. De acordo com ele, a reestruturação geral é necessária e passa pela realização de um concurso público, como resultado de um compromisso do novo governo.
Leia mais...

Preço da soja sobe e produto "roubará" área do algodão

Publicado em Sexta - 23 de Julho de 2010

Com os preços da soja em alta, estima-se que a área plantada de algodão no País deve recuar. Na Bahia, o recuo deve ser de cerca de 15% em 2010/2011. No começo de julho, o cenário era o inverso, já que o baixo preço da oleaginosa desanimava os produtores que preferiam apostar no aumento de campo para a entrada da fibra.
Leia mais...

Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar dá descontos

Publicado em Sexta - 23 de Julho de 2010

A partir desta safra (2010/2011), serão concedidos bônus (descontos) do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) nos financiamentos de investimento no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar independente da data de contratação, inclusive para as operações contratadas antes de 1º de julho de 2008. 
Leia mais...

Soja também sofre com pragas na armazenagem

Publicado em Sexta - 23 de Julho de 2010 | por Juliana Royo

Até pouco tempo atrás, a soja era uma cultura que não sofria ataques de pragas na pós-colheita, durante a armazenagem de grãos ou sementes. No entanto, pela falta de cuidado dos armazenadores e pelo contato direto com sementes de outras culturas como milho, trigo e arroz, as pragas começaram a se alimentar também da soja.
Leia mais...
Técnicos correm contra o tempo para descobrir as causas da doença
Técnicos correm contra o tempo para descobrir as causas da doença

‘Soja louca’: Doença ainda desconhecida intriga os produtores

Publicado em Quinta - 22 de Julho de 2010 | por Marcondes Maciel

Uma doença de origem ainda desconhecida para os técnicos da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está intrigando produtores das regiões norte e médio norte de Mato Grosso. Este ano, a doença atingiu diversas lavouras, tanto de transgênicos quanto de convencionais, provocando prejuízos de até 30% em alguns talhões (porções de áreas plantadas). O problema foi detectado pelos produtores em 1998, em Tapurah (433 quilômetros ao norte de Cuiabá).
Leia mais...