Publicado em Sexta - 23 de Julho de 2010 | por Aline Dessbesell

Médio-norte precisa ampliar capacidade de armazenamento, diz Aprosoja

A região de Sorriso, médio-norte de Mato Grosso, concentra hoje 352 armazéns com capacidade de depositar 9,5 milhões de toneladas de milho ou soja. Entretanto, a produção média da região é de 11,5 milhões de toneladas.
Leia mais...

MT: presidente da Empaer prevê reestruturação do órgão em 2011

Publicado em Sexta - 23 de Julho de 2010 | por Marcio Uhde

A Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) pretende contratar 800 novos funcionários em 2011. A afirmação foi feita ontem pelo presidente da instituição, Enochi Alves dos Santos, durante a reinauguração da unidade da empresa em Nova Mutum. De acordo com ele, a reestruturação geral é necessária e passa pela realização de um concurso público, como resultado de um compromisso do novo governo.
Leia mais...

Preço da soja sobe e produto "roubará" área do algodão

Publicado em Sexta - 23 de Julho de 2010

Com os preços da soja em alta, estima-se que a área plantada de algodão no País deve recuar. Na Bahia, o recuo deve ser de cerca de 15% em 2010/2011. No começo de julho, o cenário era o inverso, já que o baixo preço da oleaginosa desanimava os produtores que preferiam apostar no aumento de campo para a entrada da fibra.
Leia mais...

Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar dá descontos

Publicado em Sexta - 23 de Julho de 2010

A partir desta safra (2010/2011), serão concedidos bônus (descontos) do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) nos financiamentos de investimento no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar independente da data de contratação, inclusive para as operações contratadas antes de 1º de julho de 2008. 
Leia mais...

Soja também sofre com pragas na armazenagem

Publicado em Sexta - 23 de Julho de 2010 | por Juliana Royo

Até pouco tempo atrás, a soja era uma cultura que não sofria ataques de pragas na pós-colheita, durante a armazenagem de grãos ou sementes. No entanto, pela falta de cuidado dos armazenadores e pelo contato direto com sementes de outras culturas como milho, trigo e arroz, as pragas começaram a se alimentar também da soja.
Leia mais...
Técnicos correm contra o tempo para descobrir as causas da doença
Técnicos correm contra o tempo para descobrir as causas da doença

‘Soja louca’: Doença ainda desconhecida intriga os produtores

Publicado em Quinta - 22 de Julho de 2010 | por Marcondes Maciel

Uma doença de origem ainda desconhecida para os técnicos da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está intrigando produtores das regiões norte e médio norte de Mato Grosso. Este ano, a doença atingiu diversas lavouras, tanto de transgênicos quanto de convencionais, provocando prejuízos de até 30% em alguns talhões (porções de áreas plantadas). O problema foi detectado pelos produtores em 1998, em Tapurah (433 quilômetros ao norte de Cuiabá).
Leia mais...

Logística é o maior gargalo, diz pesquisa

Publicado em Quinta - 22 de Julho de 2010

O setor logístico é considerado pelo empresariado brasileiro como o maior gargalo de infraestrutura do Brasil. Essa é a conclusão da pesquisa Ibope realizada a pedido da Câmara Americana de Comércio (Amcham), apresentada ontem, em evento realizado na sede da entidade, em São Paulo. Segundo o levantamento, depois do setor de logística e distribuição, apontado por 54% dos entrevistados, veio o de telecomunicações (30%). A área de energia, que ficou marcada pelo racionamento de 2001, foi mencionada por 4% das companhias consultadas.
Leia mais...

Valorização da soja no mercado não traz alívio ao campo

Publicado em Quinta - 22 de Julho de 2010

A valorização da soja no mercado internacional em julho, a menos de dois meses do início do plantio da nova safra no Centro-Oeste, não foi suficiente para animar os produtores a acelerar a compra dos insumos necessários para a formação das lavouras. Num ciclo em que as margens de lucro devem ser menores, qualquer alta de preço seria, em tese, aproveitada para melhorar as relações de troca.
Leia mais...

Biocarvão: resíduo orgânico melhora fertilidade do solo e sequestra carbono

Publicado em Quinta - 22 de Julho de 2010 | por Juliana Royo

O biocarvão é um resíduo da produção de biocombustível. Ele é obtido a partir de uma biomassa que passa por um processo de pirólise, que é um tratamento térmico de carbonização. Este material residual carbonizado pode ser usado como condicionador de solo para melhorar a fertilidade e sequestrar carbono.
Leia mais...

Falta armazém para guardar milho safrinha em MT

Publicado em Quarta - 21 de Julho de 2010 | por Venilson Ferreira

Principal produtor de milho safrinha, Mato Grosso já colheu 80% dos 2 milhões de hectares cultivados, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). A colheita está 35,5% adiantada em relação a igual período do ano passado, quando 44,5% da área havia sido colhida.
Leia mais...