Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011

Terapia hormonal e anticoncepcional podem diminuir risco de aneurisma

O uso da pílula anticoncepcional ou da terapia hormonal pode deixar as mulheres menos suscetíveis a sofrer um aneurisma cerebral, segundo pesquisa publicada no Journal of Surgery NeuroInterventional.
Leia mais...
Getty Images

Alta Floresta: secretaria alerta para possível epidemia de dengue

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011 | por Karoline Kuhn

Os casos suspeitos de dengue somam 173 entre janeiro a abril, tendo redução de aproximadamente 46,76% em relação ao ano passado, quando somavam 325. No entanto, apesar da queda, o departamento de vigilância ambiental não descarta possível epidemia da doença devido ao alto índice de infestação do mosquito em diferentes pontos da cidade, como no Setor Norte 3, com 4,08%.
Leia mais...

Pacientes recebem guias com carimbo médico "falso"

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011 | por Alline Marques

O esquema de falsificação de guias médicas ultrapassou os muros do Pronto-Socorro de Cuiabá e chegou à policlínica do CPA. A farsa foi denunciada ao Ministério Público Estadual (MPE) em outubro do ano passado e teria o envolvimento de um fisioterapeuta, que na época era coordenador da unidade de saúde.
Leia mais...

Contaminação atrapalha uso de célula-tronco contra Parkinson

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011

As células-tronco ainda não operaram as curas espetaculares que muitos esperam delas. Um novo estudo brasileiro ajuda a entender o porquê, ao menos quando se trata do mal de Parkinson.
Leia mais...

Comprimido contra asma é tão eficaz quanto bombinha

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011

A asma pode ser controlada apenas com comprimidos, dizem pesquisadores das universidades de Aberdeen e de East Anglia, no Reino Unido.
Leia mais...

UTI pediátrica do Pronto-Socorro de Cuiabá é interditada

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011 | por Julia Munhoz

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) foi interditada totalmente na manhã desta sexta-feira (6) e apenas três pacientes ainda aguardam transferência. A informação foi repassada pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed) e confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Leia mais...
Dilma afirmou que novos exames realizados para avaliar tratamento para pneumonia leve indicam que ela está normal
Dilma afirmou que novos exames realizados para avaliar tratamento para pneumonia leve indicam que ela está normal

Dilma diz que exames para pneumonia deram resultados "normais"

Publicado em Quinta - 05 de Maio de 2011

A presidente Dilma Rousseff afirmou na tarde desta quinta-feira que novos exames realizados para avaliar a evolução do tratamento para pneumonia leve indicam que ela está normal.
Leia mais...

Só neste ano já foram registradas cinco mortes por dengue em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 05 de Maio de 2011

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) divulga dados da dengue referentes ao período de 01 de janeiro a 04 de maio de 2011. A notificação de casos de dengue no período é de 5.730 casos. Desse total, 28 foram notificados como casos graves de dengue. Até o momento foram notificados 05 óbitos, sendo 04 confirmados e 01 em investigação.
Leia mais...

Novo método de diagnóstico pode reduzir morte súbita em até 79%

Publicado em Quinta - 05 de Maio de 2011

Uma equipe multidisciplinar --que reúne cardiologia, genética clínica e molecular-- desenvolveu um método de diagnóstico de risco de morte súbita que pode reduzir este tipo de caso em até 79% nas pessoas com menos de 35 anos, e em 55% com mais 35 anos.
Leia mais...

Sistema desenvolvido pela Coppe possibilita diagnosticar doenças respiratórias pela internet

Publicado em Quarta - 04 de Maio de 2011

Pesquisadores do Núcleo de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe desenvolveram um software inovador que tornará mais acessível, principalmente, o diagnóstico de doenças respiratórias no Brasil. O software, denominado scanRX, faz parte do projeto de Teleintegração para Imagens Radiológicas (TIPIRX), que possibilitará a implantação do serviço de telerradiologia de baixo-custo em todo o país, capaz de auxiliar no diagnóstico pela internet. A nova ferramenta, desenvolvida com tecnologia nacional adequada às necessidades do sistema de saúde brasileiro, proporcionará menor custo, maior rapidez e eficiência no diagnóstico de doenças respiratórias, principalmente em regiões distantes dos grandes centros urbanos que carecem de especialistas. Por isso, tem potencial pa ra ser implantada no Programa Telessaúde Brasil, do Ministério da Saúde.
Leia mais...