Publicado em Domingo - 05 de Dezembro de 2010

Maioria dos países diz que prolongar Kioto é chave para sucesso

A maioria dos países que participam da 16ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP-16), na cidade mexicana de Cancún, advertiram neste sábado que o estabelecimento de um segundo período de compromissos do Protocolo de Kioto é o ponto mais importante da reunião.
Leia mais...

Desmate cai 88% em MT nos últimos cinco anos

Publicado em Quinta - 02 de Dezembro de 2010 | por Carolina Holland

Mato Grosso conseguiu reduzir o índice de desmatamento na Amazônia Legal em 88,45% nos últimos seis anos. Em 2005, o Estado desmatou 7.145 quilômetros quadrados (Km2 ), enquanto neste ano foram derrubados 828 Km2 de floresta. Os dados foram divulgados ontem pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Leia mais...

Desmatamento na Amazônia cai e alcança menor taxa em 22 anos

Publicado em Quarta - 01 de Dezembro de 2010 | por Luciana Cobucci

O desmatamento na Amazônia caiu 14% em 2010 na comparação com 2009 e atingiu o menor número desde 1988, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a medição. O diretor do Inpe, Gilberto Câmara, anunciou os dados nesta quarta-feira, em Brasília, durante cerimônia no Palácio do Planalto, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra do Meio Ambiente, IzabelLa Teixeira.
Leia mais...

Chefe da COP-16 reage a Lula e diz que convenção é construtiva

Publicado em Quarta - 01 de Dezembro de 2010

A chefe da Convenção do Clima das Nações Unidas, Christiana Figueres, reagiu às declarações de Lula sobre a conferência de Cancún, dizendo que "todas as partes estão aqui de maneira muito construtiva".
Leia mais...

Estudo: cientistas descrevem como seria o mundo 4°C mais quente

Publicado em Segunda - 29 de Novembro de 2010

À convite da Real Sociedade Britânica, cientistas de universidades e instituto de pesquisas realizaram estudo no qual descrevem como o mundo seria caso ficasse 4°C mais quente, já que previsões apontam que o mundo realmente passará por esta mudança até 2060.
Leia mais...

Lula desiste de ir a Cop-16 em Cancún

Publicado em Domingo - 28 de Novembro de 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não irá mais participar da COP-16 (Conferência Internacional do Clima) em Cancún, México, dias 9 e 10 de dezembro.
Leia mais...

Melhorar indicadores sociais na Amazônia é desafio do governo, diz pesquisador

Publicado em Sexta - 26 de Novembro de 2010

Os desafios da presidente eleita, Dilma Rousseff, para a Amazônia serão muito maiores que a redução do desmatamento do bioma. A derrubada está em tendência de queda desde 2006 e este ano deve chegar a 5 mil quilômetros quadrados, a menor taxa dos últimos 22 anos. Com o desmate sob controle, a tarefa será melhorar os indicadores sociais da região e garantir desenvolvimento econômico com contrapartidas socioambientais.
Leia mais...

Brasil e União Europeia firmam acordo para reduzir desmatamento no Pará

Publicado em Sexta - 26 de Novembro de 2010

O Ministério do Meio Ambiente e a Delegação da União Europeia (UE) no Brasil lançam nesta sexta-feira em Brasília o projeto de cooperação técnica Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento.
Leia mais...

Grupo encontra o que pode ser o recife calcário mais longo do mundo

Publicado em Sexta - 26 de Novembro de 2010

O recife calcário mais longo do mundo se encontra no litoral de Norfolk, um condado do leste da Inglaterra, como foi constatado por um grupo de mergulhadores que estudava a área.
Leia mais...

Planeta passa longe de meta climática para limitar aquecimento global a 2ºC

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010

Se tudo der certo e todos os países fizerem o máximo para conter emissões de carbono nos próximos anos, o mundo ainda estará longe de cumprir a meta de limitar o aquecimento global a 2ºC.
Leia mais...