Publicado em Domingo - 09 de Janeiro de 2011

Estudo canadense prevê aquecimento global por séculos

O dióxido de carbono já liberado na atmosfera vai continuar contribuindo para o aquecimento global durante séculos, podendo causar o colapso de um enorme lençol de gelo da Antártica e o aumento dos níveis do mar, disseram cientistas canadenses neste domingo.
Leia mais...

Lagos são grandes emissores de gás metano, revela estudo

Publicado em Sexta - 07 de Janeiro de 2011

Lagos e rios emitem gases causadores do efeito estufa bem mais potentes do que se pensava, contrariando o papel da natureza de absorver os gases responsáveis pelo aquecimento climático, segundo um levantamento divulgado na quinta-feira.
Leia mais...

Na Califórnia, telefones celulares podem indicar qualidade do ar

Publicado em Segunda - 27 de Dezembro de 2010

Empreendedores do campo de tecnologia desenvolveram um filtro para celulares que fica escuro ao absorver partículas poluidoras do ar.
Leia mais...

MT está de volta ao topo dos estados que mais desmataram

Publicado em Quinta - 23 de Dezembro de 2010 | por Renê Dióz

Mato Grosso voltou a figurar na frente dos estados que mais desmataram a Amazônia Legal, embora os números estejam cada vez menores, de acordo com boletim produzido pela ONG Imazon a partir de dados de satélites captados em novembro. De todos os 65 Km2 devastados na área de floresta, Mato Grosso foi responsável por 25 Km2, 38% do total. O Imazon é o mesmo instituto que apontou a Amazônia ainda longe de atingir as metas estabelecidas pela ONU sobre pobreza, educação, saúde e meio ambiente para 2015.
Leia mais...

Estudo mostra que invernos estão mais frios porque faz mais calor

Publicado em Quarta - 22 de Dezembro de 2010

Apesar de parecer estranho, os inclementes invernos que assolam a Europa há dez anos estão relacionados, em grande parte, ao aquecimento climático, segundo estudo publicado no "Journal de Recherche Géophysique".
Leia mais...

Parceria viabiliza conservação do Parque Municipal do Lageadinho

Publicado em Sábado - 18 de Dezembro de 2010

Uma parceria entre a Organização Não Governamental (ONG) Amigos do Lageadinho, Prefeitura Municipal e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro) proporcionou a limpeza e plantio de árvores na área do Parque Municipal do Lajeadinho, localizado na região da grande Vila Operária. A ação foi realizada nos dias 15 e 16 de dezembro com o apoio da Cooperativa dos Catadores de Rondonópolis. 
Leia mais...

Ibama concede licença a Teles Pires e outras 2 usinas

Publicado em Segunda - 13 de Dezembro de 2010

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) informou nesta segunda-feira que concedeu as licenças prévias ambientais para as usinas hidrelétricas de Teles Pires (MT), Estreito Parnaíba e Cachoeira (PI).
Leia mais...

Cúpula de Cancún surpreende na reta final e toma decisões sobre clima

Publicado em Sábado - 11 de Dezembro de 2010

A conferência da ONU para o clima, a COP-16, terminou em Cancún, no México, na madrugada deste sábado de uma forma inesperada. Contra a expectativa de que não haveria anúncios relevantes ao final do encontro, foram firmadas duas decisões: a criação do Fundo Verde e a extensão do Protocolo de Kyoto para além de 2012, quando expira o tratado.
Leia mais...

Brasil pode largar na frente em acesso a fundos para florestas

Publicado em Sábado - 11 de Dezembro de 2010

A aprovação do mecanismo de preservação de florestas conhecido pela sigla REDD (redução de emissões por desmatamento e degradação) é uma das decisões tomadas neste sábado ao final da reunião da ONU sobre o clima, em Cancún, que pode beneficiar diretamente o Brasil.
Leia mais...

Resultado de conferência do clima em Cancún surpreendeu, diz "Economist"

Publicado em Sábado - 11 de Dezembro de 2010

A conferência sobre mudanças climáticas em Cancún, concluída neste sábado, superou as baixas expectativas e se tornou um "sucesso surpreendente", segundo análise da revista The Economist.
Leia mais...