Noticias Educação/Vestibular
Justiça determina que Faculdade de Direito da USP mude livros de prédio
A juíza federal Fernanda Soraia Pacheco Costa, substituta da 23ª Vara Federal Cível de São Paulo, deu prazo de 72 horas, a partir da intimação, para a Diretoria da Faculdade de Direito da USP transferir os livros que continuam encaixotados na biblioteca da rua Senador Feijó para o antigo prédio, no largo São Francisco. O Ministério Público Federal entrou ontem com uma medida cautelar solicitando a transferência.
Projeto Haiyô terá IV Etapa Intermediária
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já definiu o repasse de recursos para a realização da IV Etapa Intermediária do Projeto Haiyô (formação de professores indígenas). Serão repassados R$ 94.405,00 para a realização desta etapa em 16 Escolas Estaduais Indígenas (EEI), de quatro pólos (Juína, Canarana, Campinápolis e Xingu).
Trabalho voluntário contribui para atuação profissional, afirma reportagem do portal Universia
Com a importância da sustentabilidade nos dias de hoje, as empresas adotaram uma nova postura em relação ao Meio Ambiente e à sociedade e, dentro desse comportamento, a participação dos colaboradores acaba se tornando um fator de grande contribuição. Por isso, no recrutamento de novos candidatos, as instituições passaram a valorizar aqueles que possuem atuação em voluntariado. O portal Universia explica por que essa atividade tem recebido tanta atenção e indica como a experiência adquirida em ações desse tipo pode contribuir para a formação profissional.
MP notifica Universidade de Cuiabá para reconhecimento de curso
Após o recebimento de denúncias de bacharéis do curso de Farmácia da Universidade de Cuiabá (Unic) de que o curso oferecido em Tangará da Serra não é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o Ministério Público Estadual (MPE) notificou a direção geral da Unic - Tangará Sul. No documento, a Promotoria de Justiça do município solicita informações e providências no intuito de reparar os prejuízos ocasionados aos acadêmicos que colaram grau na instituição.
Rede municipal de ensino de Tangará da Serra solicita dados à prefeitura
A rede municipal de ensino de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, está se organizando para realizar um estudo que aponte o piso possível para os trabalhadores da educação. Com este fim, a subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) protocolizou um requerimento na prefeitura municipal, solicitando informações sobre a Secretaria Municipal de Educação.
Reunião avalia oferta do Profuncionários na rede pública de ensino
A vice-presidente e a secretária de Funcionários do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jocilene Barbosa e Guelda Cristina de Oliveira, participaram de reunião da coordenação estadual do Programa de Formação de Funcionários da Educação (Profuncionários). O encontro ocorreu na manhã de hoje (06), na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
MT está acima da média quanto a leitura de livros de bibliotecas públicas
Na média, a maior parte das bibliotecas do Centro-Oeste tem acervo entre 2 mil e 5 mil volumes (39%), aponta o censo feito recentemente sobre bibliotecas públicas. Nas demais faixas: até 2 mil volumes (17%), entre 5 mil e 10 mil (25%) e mais de 10 mil (19%). O Distrito Federal tem o maior acervo da região: 50% das BPMs têm mais de 10 mil volumes. É o segundo maior do país, atrás apenas de São Paulo (51%). O acervo da maioria das BPMs da região é constituído por doação (84%).
Expansão da UFU no Alto Paranaíba será decidida nesta sexta (7)
A implantação de cursos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Monte Carmelo e Patos de Minas, no Alto Paranaíba, deverá ser decidida pelo Conselho Universitário da UFU na próxima sexta-feira (7). Há o risco, porém, de o pedido de Monte Carmelo ser indeferido. As informações foram passadas pelo deputado Weliton Prado (PT), durante audiência da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizada nesta quarta-feira (5/5/10) em Monte Carmelo, a requerimento do parlamentar.
Olimpíada da Língua Portuguesa cria expectativa nas comunidades escolares de MT
Professores, estudantes e diretores das escolas estaduais que participaram da 1ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP) aguardam com expectativa o início das atividades em 2010. O projeto que reúne representantes de todo o país teve no ano de 2008 treze semifinalistas de Mato Grosso, sendo sete representantes de escolas estaduais e seis, de escolas municipais. A competição é considerada como uma proposta criativa e desafiadora em prol da melhoria da qualidade de ensino de Língua Portuguesa.
