Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

Inscrições do vestibular para bacharel em Administração Pública vão até 31 de maio

Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o vestibular do curso bacharel em Administração Pública na cidade de Guarantã do Norte (distante 721 km ao norte de Cuiabá). As inscrições devem ser feitas por intermédio do site da Universidade Estadual de Mato Grosso - Unemat. O curso é oferico pela Universidade Aberta do Brasil - UAB, em parceria com o pólo da Unemat, coordenado por Marta Helena. 
Leia mais...

Bolsa do Prouni vai para classe média no PR

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

Em Maringá, no Paraná, três jovens de famílias que moram em bairros nobres da cidade ganharam um benefício que é o sonho de milhares de estudantes: a bolsa integral do Prouni - o programa federal para universitários carentes.
Leia mais...

Matrículas para o Projovem Urbano podem ser feitas até o dia 17 de maio

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

As matrículas do Programa de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) foram prorrogadas e poderão ser efetuadas até o dia 17 de maio em Cuiabá. Nesta etapa, o programa oferece 1.000 vagas a jovens de 18 a 29 anos, moradores da capital, que tenham terminado a 4ª série, mas que não tenham concluído a 8ª do Ensino Fundamental.
Leia mais...

Inscrição para vestibular da Unemat segue até o fim de maio

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abriu edital do concurso vestibular 2010/2 para preenchimento de 2.485 vagas, em cursos nas modalidades regular e a distância, em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes). As inscrições podem ser efetuadas até o dia 31 de maio, somente pela internet no endereço www.unemat.br/vestibular. O valor da taxa é de R$ 80.
Leia mais...

Curso ensina professor a lidar com violência em aula

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

A questão da violência nas escolas é tão preocupante que o MEC (Ministério da Educação), em parceria com o Claves (Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli), da Fundação Oswaldo Cruz, criou um curso de atualização destinado a professores da rede pública para o enfrentamento da violência e defesa dos direitos na escola.
Leia mais...

Drogas e desvalorização do professor explicam violência nas escolas, diz antropóloga

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

A antropóloga Alba Zaluar, coordenadora do Núcleo de Pesquisas das Violências da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), avalia que o comportamento desrespeitoso de alunos em relação aos professores nas escolas públicas do Rio de Janeiro é consequência da desvalorização da profissão. 
Leia mais...

Tabus ainda marcam aula de educação sexual

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010 | por Mariana Mandelli

Tabelinha funciona? Existe uma idade certa para transar pela primeira vez? Tem perigo de a pílula não funcionar? Masturbação faz mal para saúde? Apesar de viverem cercados por informação de acesso fácil, os jovens continuam com os antigos mitos sobre o sexo na cabeça. Desconstruí-los continua sendo o principal objetivo das aulas de educação sexual nas escolas.
Leia mais...

Popularização das ferramentas digitais impulsiona crescimento de cursos multimídia

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

IPod no bolso, smartphone na mão, laptop na mochila e Ipad na cabeça. Assim caminha hoje grande parte da humanidade. Com o objetivo de suprir esse público de conteúdo, o curso de produção multimídia está em alta entre as graduações superiores de tecnologia --mais curtas e voltadas para o mercado de trabalho que os bacharelados.
Leia mais...

Demora do STF em julgar ADI contribui para descumprimento da Lei do Piso

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

Muitos são os impedimentos alegados pelos gestores públicos para a não aplicação da Lei 11.738/08, que estipula o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) aos professores das redes públicas. O principal argumento utilizado pelos prefeitos de Mato Grosso é a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.167, que contesta a referida Lei e aguarda julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Cansados dessa e outras manobras políticas, os trabalhadores da educação iniciaram a campanha pelo piso salarial de R$ 1.312,00.
Leia mais...
Crédito estudantil só vai sair para quem tiver Enem
Crédito estudantil só vai sair para quem tiver Enem

A partir de 2011 só poderá pedir financiamento estudantil quem fizer o Enem

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010 | por Amanda Polato

O MEC (Ministério da Educação) vai passar a exigir a participação no Enem para os estudantes que pedirem financiamento estudantil pelo Fies, programa do governo federal. A medida vale só para quem entrar na faculdade no primeiro semestre de 2011. O aluno que for pedir financiamento este ano não precisa comprovar participação no Enem.
Leia mais...