Publicado em Sexta - 07 de Maio de 2010 | por Sergio Luiz Fernandes

Projeto Haiyô terá IV Etapa Intermediária

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já definiu o repasse de recursos para a realização da IV Etapa Intermediária do Projeto Haiyô (formação de professores indígenas). Serão repassados R$ 94.405,00 para a realização desta etapa em 16 Escolas Estaduais Indígenas (EEI), de quatro pólos (Juína, Canarana, Campinápolis e Xingu).
Leia mais...

Justiça determina que Faculdade de Direito da USP mude livros de prédio

Publicado em Sexta - 07 de Maio de 2010

A juíza federal Fernanda Soraia Pacheco Costa, substituta da 23ª Vara Federal Cível de São Paulo, deu prazo de 72 horas, a partir da intimação, para a Diretoria da Faculdade de Direito da USP transferir os livros que continuam encaixotados na biblioteca da rua Senador Feijó para o antigo prédio, no largo São Francisco. O Ministério Público Federal entrou ontem com uma medida cautelar solicitando a transferência.
Leia mais...

MT está acima da média quanto a leitura de livros de bibliotecas públicas

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010 | por Leandro J. Nascimento

Na média, a maior parte das bibliotecas do Centro-Oeste tem acervo entre 2 mil e 5 mil volumes (39%), aponta o censo feito recentemente sobre bibliotecas públicas. Nas demais faixas: até 2 mil volumes (17%), entre 5 mil e 10 mil (25%) e mais de 10 mil (19%). O Distrito Federal tem o maior acervo da região: 50% das BPMs têm mais de 10 mil volumes. É o segundo maior do país, atrás apenas de São Paulo (51%). O acervo da maioria das BPMs da região é constituído por doação (84%).
Leia mais...

Reunião avalia oferta do Profuncionários na rede pública de ensino

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010

A vice-presidente e a secretária de Funcionários do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jocilene Barbosa e Guelda Cristina de Oliveira, participaram de reunião da coordenação estadual do Programa de Formação de Funcionários da Educação (Profuncionários). O encontro ocorreu na manhã de hoje (06), na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Leia mais...

Rede municipal de ensino de Tangará da Serra solicita dados à prefeitura

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010

A rede municipal de ensino de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, está se organizando para realizar um estudo que aponte o piso possível para os trabalhadores da educação. Com este fim, a subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) protocolizou um requerimento na prefeitura municipal, solicitando informações sobre a Secretaria Municipal de Educação.
Leia mais...

Abertas as inscrições para o Vestibular do IFMT

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010 | por Juliana Michaela

Estão abertas as inscrições no período de 03 a 15 de maio, do Vestibular 2010/2 para o ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2010, nos cursos da Educação Profissional Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). São ofertadas 320 vagas nos Cursos Superiores dos Campi Cuiabá - Octayde Jorge da Silva (195 vagas), Campus Cuiabá - Bela Vista (85 vagas), Campus São Vicente – Núcleo Avançado de Jaciara (40 vagas).
Leia mais...

Expansão de universidades federais amplia déficit de professores qualificados

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010 | por Luciana Alvarez

A expansão das universidades públicas promovida pelo governo federal aprofundou um antigo problema das instituições: a dificuldade de se contratar professores com doutorado. A carência é maior nas Regiões Norte e Centro-Oeste. Apenas neste ano, as federais de Rondônia (Unir), Pará (UFPA) e Amazonas (Ufam) tiveram de reabrir concursos públicos para docentes por falta de inscritos qualificados.
Leia mais...
Fachada da Unemat de Barra do Bugres
Fachada da Unemat de Barra do Bugres

Unemat divulga resultado de seleção e alerta para prazo de matrículas

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010 | por Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso divulgou nesta terça-feira (04) o resultado do processo seletivo para o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para os cursos de licenciatura plena em Biologia e Física. Os aprovados começam a estudar no segundo semestre deste ano nos pólos de Ensino a Distância da Unemat.
Leia mais...

Trabalhadores da educação de Cláudia sofrem retaliações

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010

Desde o início da greve na rede municipal de ensino de Cláudia (608 km de Cuiabá), há 50 dias, os trabalhadores da educação vêm sofrendo retaliações por parte do Poder Executivo. Esta semana, o prefeito Vilmar Giachini (PMDB) anunciou a suspensão do salário da categoria. A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) está tomando providências junto à assessoria jurídica, já que o parecer autorizando o corte dos pagamentos é de autoria de um advogado da prefeitura, segundo o presidente da subsede, Edson Sauthier.
Leia mais...

Olimpíada da Língua Portuguesa cria expectativa nas comunidades escolares de MT

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010 | por Roseli Riechelmann

Professores, estudantes e diretores das escolas estaduais que participaram da 1ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP) aguardam com expectativa o início das atividades em 2010. O projeto que reúne representantes de todo o país teve no ano de 2008 treze semifinalistas de Mato Grosso, sendo sete representantes de escolas estaduais e seis, de escolas municipais. A competição é considerada como uma proposta criativa e desafiadora em prol da melhoria da qualidade de ensino de Língua Portuguesa.
Leia mais...