Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

Demora do STF em julgar ADI contribui para descumprimento da Lei do Piso

Muitos são os impedimentos alegados pelos gestores públicos para a não aplicação da Lei 11.738/08, que estipula o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) aos professores das redes públicas. O principal argumento utilizado pelos prefeitos de Mato Grosso é a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.167, que contesta a referida Lei e aguarda julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Cansados dessa e outras manobras políticas, os trabalhadores da educação iniciaram a campanha pelo piso salarial de R$ 1.312,00.
Leia mais...

Crédito estudantil só vai sair para quem tiver Enem
Crédito estudantil só vai sair para quem tiver Enem

A partir de 2011 só poderá pedir financiamento estudantil quem fizer o Enem

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010 | por Amanda Polato

O MEC (Ministério da Educação) vai passar a exigir a participação no Enem para os estudantes que pedirem financiamento estudantil pelo Fies, programa do governo federal. A medida vale só para quem entrar na faculdade no primeiro semestre de 2011. O aluno que for pedir financiamento este ano não precisa comprovar participação no Enem.
Leia mais...
MEC libera inscrições para o Fies
MEC libera inscrições para o Fies

Abertas inscrições para crédito estudantil do Fies

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

O Ministério da Educação (MEC) liberou as inscrições para o novo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), disponibilizado nos sites do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Leia mais...

Bakhita apresenta ferramentas diferenciadas para a educação dos alunos

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

A Escola Bakhita, localizada em Perdizes, São Paulo, baseia-se na concepção sócioconstrutivista, do psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) e Piaget (1896 – 1980), e foca na interação entre alunos e professores e entre alunos com outros alunos, para assim produzir o conhecimento. “O aluno traz de casa uma vivência que é compartilhada com os amigos de classe e que passa a ser intermediada pelo professor e aprofundada”, revela a diretora pedagógica da escola, Maria Regina dos Santos Martins.
Leia mais...

Escola de Mato Grosso é destaque em Prêmio da Fundação Airton Senna

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

Quando o assunto é inovação, Mato Grosso está sempre no topo da lista. Desta vez, a novidade não veio do agronegócio, mas da Educação. Em Cuiabá, a pequena Escola Estadual ‘Dom José do Despraiado’, implantou um projeto educacional inédito, virou notícia e foi parar num dos temas pré-finalistas do 10º GP Ayrton Senna de Jornalismo, promovido pelo Instituto que leva o nome do tricampeão de Fórmula 1.
Leia mais...

Universia explica a importância da comunicação entre pais e jovens vestibulandos

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

Muitos jovens encontram dificuldades na hora de escolher um curso universitário, um dos fatores que pode tornar essa decisão ainda mais difícil são as divergências de opinião com a família. Isso acontece porque muitos pais atribuem, antecipadamente, qualidades e defeitos a determinadas profissões, ou sonham que seus filhos sigam carreira em áreas que consideram mais estáveis e lucrativas. O portal Universia preparou um conteúdo que conta como os vestibulandos podem se comunicar com os pais e contar com o apoio da família para buscar opções de curso.
Leia mais...
Novo Fies terá parcelas fixas até o final do financiamento, diz Ministro da Educação, Fernando Haddad.
Novo Fies terá parcelas fixas até o final do financiamento, diz Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Novo Fies assegura parcelas fixas até o fim do financiamento

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010 | por Débora Santos

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (3) que o novo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) terá prestação fixa até o final do financiamento independentemenete da variação da inflação e da taxa de juros. “O contrato feito a partir de agora implica prestações fixas até o final. É preciso frisar isso para evitar que o aluno tenha medo de contratar o financiamento”, disse o ministro.
Leia mais...

Universidade vive conflito de gerações com invasão de alunos ""pós-trintões""

Publicado em Domingo - 02 de Maio de 2010 | por Luciana Alvarez

Um em cada quatro estudantes que ingressaram em curso superior em 2008 tinha 30 anos ou mais, segundo censo da educação superior do Ministério da Educação. Em apenas oito anos, o contingente de universitários a partir dos 30 aumentou 206% - o número de ingressantes com até 24 anos também subiu, mas a uma taxa menor, de 89%.
Leia mais...

Matrículas para o Projovem Urbano podem ser feitas até o dia 17 de maio na capital

Publicado em Domingo - 02 de Maio de 2010

As matrículas do Programa de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) foram prorrogadas e poderão ser efetuadas até o dia 17 de maio em Cuiabá. Nesta etapa, o programa oferece 1.000 vagas a jovens de 18 a 29 anos, moradores da capital, que tenham terminado a 4ª série, mas que não tenham concluído a 8ª do Ensino Fundamental.
Leia mais...

UFMT abre amanhã inscrições em concurso com 56 vagas para professores

Publicado em Domingo - 02 de Maio de 2010

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza concurso público de provas e títulos para provimento de cargos na carreira do magistério superior. O edital saiu publicado na edição do dia 1º de abril, do Diário Oficial da União. São 56 vagas, distribuídas entre os campi de Cuiabá (19 vagas), Sinop (14 vagas), Médio Araguaia (13 vagas) e de Rondonópolis (10 vagas) .
Leia mais...