Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010 | por Marco Coutinho/Vinícius Tavare

Deputado Ricarte quer recursos para ampliar aeroporto e duplicar BR-163

Dedicação máxima para que o governo federal destine recursos para ampliação do aeroporto de Várzea Grande e à duplicação da BR 163. Essas serão as duas prioridades do segundo suplente de deputado federal Ricarte de Freitas (PTB), que assumiu há pouco a cadeira na Câmara Federal na vaga deixada por Wellington Fagundes (PR). Presidente regional do PR, Fagundes dedicará este período de mais de 100 dias para intensificar a campanha eleitoral do partido nas eleições de outubro.
Leia mais...

STJ impede sequestro e libera R$ 10 milhões para pagamento de folha salarial da Prefeitura de Cuiabá

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010 | por Kelly Martins

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liminar favorável a Prefeitura de Cuiabá e derrubou a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que determinou o bloqueio de R$ 10,3 milhões dos cofres municipais devido a um débito de precatório. A decisão foi concedida na tarde de hoje (10), pelo ministro Herman Benjamim, após o procurador-geral do município, Fernando Biral de Freitas, ingressar com uma ação de Reclamação, no sentido de obter informações e pedir a suspensão do seqüestro de bens.
Leia mais...

Núcleo instalado no TRT não respeita convênio, denuncia OAB‏

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010

O Núcleo Avançado de Práticas Jurídicas (NAPJ) de uma faculdade de Direito da Grande Cuiabá que funciona nas dependências do Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região, não está respeitando o convênio firmado com o TRT. O núcleo vem patrocinando causas cujos valores estão muito acima do teto estabelecido no acordo, que é de 10 salários mínimos. Esse procedimento ilegal, que pode prejudicar os advogados que militam na área trabalhista, foi denunciado esta semana ao vice-presidente do TRT, desembargador Tarcísio Valente, por membros da Comissão do Direito do Trabalho da OAB, integrada pela presidente Cláudia Aquino de Oliveira, a vice-presidente Adriane Marcon, o secretário geral Nivaldo Careaga e a advogada Analady Carneiro da Silva.
Leia mais...

PF investiga Stábile por nepotismo e tráfico de influência

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010 | por Kelly Martins

Além de envolvimento num suposto esquema com quadrilha de venda de sentenças no Judiciário, o presidente licenciado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Evandro Stábile, também é acusado, no inquérito da operação Asafe, de nepotismo. As escutas revelam Stábile pedindo ao juiz Yale Sabo Mendes um emprego para sua filha, Ana Carolina Stábile, no gabinete do magistrado.
Leia mais...
Samuel passa a integrar o pleno do TRE a partir do dia 17 e promete imparcialidade em suas decisões
Samuel passa a integrar o pleno do TRE a partir do dia 17 e promete imparcialidade em suas decisões

Entro no TRE para somar e não para lançar críticas destrutivas, diz juiz

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010 | por Simone Alves

O advogado Samuel Franco Dalia Júnior, que toma posse como juiz-titular do Tribunal Regional Eleitoral no próximo dia 17, diz que assume cadeira de magistrado já distante do escândalo que levou ao afastamento de dois membros do pleno nesta última terça (8). Segundo ele, a saída voluntária do presidente do órgão, Evandro Stábile, e do juiz-membro Eduardo Jacob, não vai interferir na sua atuação ou na de seus colegas que não estão sob investigação. “Tomei conhecimento do fato nos jornais e procurei não me envolver com essa história. Não sei se tem alguém culpado ou não. Se não houver provas, serão absolvidos, senão, deverão receber punição”, destacou. Ele admite que a conotação leva a crer que o escândalo afetou a imagem do Tribunal, mas avalia que com a saída dos dois, o escândalo não deve mais interferir nos trabalhos da Justiça Eleitoral.
Leia mais...

Por unanimidade, TRE mantém mandatos dos deputados Wallace Guimarães e Chica Nunes

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010 | por Cláudio Moraes

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral decidiu manter há pouco os mandatos dos deputados estaduais Wallace Guimarães (PMDB) e Chica Nunes (DEM). Em setembro do ano passado, os dois trocaram de partidos e tiveram os mandatos requeridos pelo Ministério Público Federal.
Leia mais...
Sessão que marca o afastamento de Stábile e Jacob ficou lotada por pessoas que cobravam um posicionamento
Sessão que marca o afastamento de Stábile e Jacob ficou lotada por pessoas que cobravam um posicionamento

Sob tensão, sessão é marcada por promessas de volta de magistrados

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010 | por Simone Alves

O afastamento do presidente do TRE, desembargador Evandro Stábile, e ainda do juiz Eduardo Jacob, foi envolto de lamúrias. E assim, sob clima lânguido, a sessão desta terça (8) fica marcada na história do órgão. Mesmo assim, Jacob prometeu que vai provar sua inocência e retornar ao TRE de cabeça erguida. O clima foi causado pela prática de vendas de sentenças, investigada pela Polícia Federal. Para o presidente em exercício do TRE, desembargador Rui Ramos, é impossível negar que as acusações deixam a imagem da Justiça Eleitoral um tanto carregada, contudo, ele afirma acreditar que são problemas do momento. “Seria tolice minha dizer que não está acontecendo nada, mas é algo pontual”, declarou logo após deferir os pedidos de afastamento de Stábile e de Jacob.
Leia mais...

Rui Ramos admite fragilidade e desgaste da imagem do TRE

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010 | por Jardel Arruda

O desembargador Rui Ramos, presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desde que o desembargador Evandro Stábile ingressou em férias no primeiro dia de junho, admitiu como inevitável "a fragilidade" da imagem daquela corte eleitoral em decorrência das acusações de venda de sentença. "Seria tolice minha negar que o momento é delicado. (...) Tenho 24 anos de Mato Grosso, todos na magistratura, e esse é um momento delícado", admitiu.
Leia mais...

Novo bate-boca na Câmara de Cuiabá

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010

Um bate-boca tomou conta da sessão ordinária de ontem da Câmara Municipal de Cuiabá, por conta da votação de uma proposta apresentada pela Mesa Diretora para transferir a data de posse da nova administração para o mês de fevereiro do ano que vem e não no início de janeiro, como acontece atualmente.
Leia mais...

Dirigentes da Oscip Creatio deixam cadeia

Publicado em Quarta - 09 de Junho de 2010 | por Ana Rosa Fagundes

Os dirigentes da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Creatio, Luciano de Carvalho Mesquita e Ronilton Souza Carlos, presos há quase dois meses na operação Hygeia da Polícia Federal, conseguiram a liberdade ontem. O Tribunal Regional Federal concedeu habeas corpus aos dois.
Leia mais...