Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010

Sem assinaturas suficientes, deputado admite fracasso na CPI do Maquinário

A Assembleia Legislativa não vai instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a suspeita de superfaturamento na compra de máquinas e caminhões pelo governo do Estado. Faltando uma assinatura para conseguir o número necessário para o pedido de abertura da CPI, o deputado Guilherme Maluf (PSDB) reconheceu que a investigação perde força na AL. Apenas sete das oito assinaturas necessárias foram obtidas.
Leia mais...

Em depoimento, Castrillo afirma que venda de sentenças é "folclore"

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Flávia Borges

André Castrillo, um dos advogados ouvidos pela Polícia Federal durante a Operação Asafe e que, junto com seu genro Eduardo Gomes, defendia Diane Vieira (PR), segunda colocada na disputa pela Prefeitura de Alto Paraguai, afirmou em seu depoimento à PF que não houve compra de sentença no caso e atribuiu as denúncias a advogados "perdedores". Diane assumiu o cargo logo após a cassação do prefeito Adair José Alves e permaneceu no cargo entre julho e setembro de 2009. “Compra e venda de sentença virou folclore em Mato Grosso. Isso não existe. Existe quem ganha a ação e quem perde. Quem ganha diz: eu sou bom. E quando perde, diz: o juiz se vendeu. Essa frase é leviana, mas advogado não é capaz de admitir que perdeu”.
Leia mais...

PGE considera decisão de Julier radical e diz que foi "por capricho"

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Alline Marques

A Procuradoria Geral do Estado avaliou que o juiz Julier Sebastião da Silva, da Primeira Vara Federal, tomou a decisão de determinar o deslocamento dos 705 maquinários adquiridos pelo Estado, sob suspeita de superfaturamento, “por capricho” e a considerou “radical”, conforme consta do pedido de suspensão de liminar ajuizado junto ao Tribunal Regional Federal (TRF).
Leia mais...

Riva destaca crescimento da participação social das empresas de MT

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Sandra Costa

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) fez a abertura na manhã desta quinta-feira (20) do 5º Seminário de Responsabilidade Social de Mato Grosso, no auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, o parlamentar ressaltou o aumento da participação das empresas em questões ligadas ao social.
Leia mais...

Vereadores de Cuiabá decidem congelar "supersalários" de procuradores

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Patrícia Sanches

Os vereadores cuiabanos aprovaram, por unanimidade, a mensagem 0025/2010 que congela o salário de 18 procuradores da Capital e eleva o subsídio de outros 9 que recebiam R$ 3,8 mil. Os únicos que não estavam presentes na hora da votação foram o presidente da Câmara Deucimar Silva (PP) e o licenciado Rossivelt Coelho. Segundo o Executivo, a medida pretende dar maior isonomia à classe já que há casos onde o salário é de R$ 12 mil. Pela nova tabela aprovada pelos vereadores, a carreira de procurador passa a ter doze níveis.
Leia mais...

OAB confirma investigação sobre venda de sentenças

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Rafael Costa

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT), Cláudio Stábile, recebeu a confirmação de que a venda de sentenças pela magistratura mato-grossense motivou a Polícia Federal a cumprir mandados de busca e apreensão na casa de advogados, juízes e desembargadores.
Leia mais...

Diógenes retruca críticas de Taques e diz que delegacia tem autonomia

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Simone Alves

O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, reagiu às críticas do ex-procurador da República e pré-candidato ao Senado, Pedro Taques, que avaliou sua nomeação para acompanhar as investigações relacionadas ao suposto superfaturamento na compra de maquinários do programa “Mato Grosso 100% Equipado”, como incoerente. Taques havia criticado a decisão do governador Silval em nomear Curado para conduzir as investigações e chegou a dizer que o secretário tem coisas mais importantes para fazer.
Leia mais...

CNJ dá prazo e Ornellas convoca juízes para "zerar" fila de recursos

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Flávia Borges

A morosidade processual nas Turmas Recursais do Tribunal de Justiça já preocupa o corregedor-geral, desembargador Manoel Ornellas. Por meio da Portaria 30/10, ele convocou alguns magistrados que deverão julgar os 5.363 recursos físicos e virtuais que permanecem pendentes de julgamento e, assim, cumprir a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que deu um prazo de 100 dias para zerar a fila de processos.
Leia mais...

Riva e outros políticos de MT se dizem favoráveis à ficha limpa

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Simone Alves

 O advogado Ronan de Oliveira, especialista em direito eleitoral, afirma que o projeto "ficha limpa" deve dar celeridade aos processos relacionados a perda de inegibilidade eleitoral. Segundo ele, o projeto de lei não condena ninguém antes da hora, mas sim, protege os políticos, pois eles só perderão o direito de se candidatar após decisão de colegiado. “É preciso considerar que uma decisão monocrática não será decisiva para impedir candidaturas”, avalia.
Leia mais...

Prefeitos apresentam pauta de reivindicações à bancada federal

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, Pedro Ferreira de Souza, liderou a reunião dos prefeitos com os parlamentares que integram a bancada federal de Mato Grosso, nesta quarta-feira, em Brasília. Ele fez um apelo aos deputados e senadores para que votem as matérias de interesse dos municípios. “Contamos com o apoio na Câmara e no Senado para que nossas reivindicações sejam atendidas em prol da população que vive nos municípios”, assinalou.
Leia mais...