Publicidade

Publicado em Terça - 08 de Fevereiro de 2011

Labrador detecta níveis de insulina e impede que menina entre em coma

Shirley não sabe ler, escrever e muito menos falar, mas ainda assim é o aluno mais notável da escola primária Harpole, em Northamptonshire, na Inglaterra. Tudo isso porque Shirley não é sequer uma criança: é uma cadelinha que acompanha a pequena Rebecca, de 7 anos, em suas aulas e, mais do que isso, desempenha um papel crucial na vida da menina, segundo noticiou o jornal britânico Daily Mail.
Leia mais...

Misteriosas dunas de areia em torno da calota polar ártica marciana estão mudando com o passar das estações, revela sond
Misteriosas dunas de areia em torno da calota polar ártica marciana estão mudando com o passar das estações, revela sond

Marte também sofre os efeitos das mudanças climáticas

Publicado em Sexta - 04 de Fevereiro de 2011

As misteriosas dunas de areia em torno da calota polar ártica marciana estão mudando com o passar das estações, à medida que o dióxido de carbono se transforma, desencadeando avalanches que alteram a paisagem, revelou um estudo publicado na quinta-feira.
Leia mais...

Decodificado DNA de crustáceo com genes adaptados a mudanças ambientais

Publicado em Quinta - 03 de Fevereiro de 2011

WASHINGTON, 3 Fev 2011 (AFP) -A dáfnia, um tipo de crustáceo aquático minúsculo e translúcido que se reproduz por via assexuada e vive em lagos e lagoas tem mais genes do que qualquer outra criatura e alguns deles, desconhecidos em outras espécies, podem ser adaptações a desequilíbrios ambientais, afirmaram os cientistas que conseguiram sequenciar o genoma do animal.
Leia mais...

Salgadeira e Chapada dos Guimarães serão transformadas em grande complexo turístico

Publicado em Segunda - 31 de Janeiro de 2011 | por Izabela Andrade e Valdemir Rob

Na primeira reunião de 2011 entre os membros do o Conselho de Acompanhamento da Copa do Mundo em Cuiabá, os 19 conselheiros conheceram os detalhes a matriz técnica dos 28 projetos da Agecopa - dentre os quais está à revitalização da Salgadeira e a transformação do Parque de Nacional de Chapada dos Guimarães em um grande complexo turístico.
Leia mais...

Cães podem farejar câncer de intestino em fase inicial

Publicado em Segunda - 31 de Janeiro de 2011

Um estudo publicado nesta segunda-feira, no site da revista médica "British Medical Journal", aponta que os cachorros são capazes de detectar câncer de intestino, pelo olfato, com grande nível de precisão. Mas a doença precisa estar na fase inicial.
Leia mais...

Bebês entendem cedo que o mais forte é quem manda

Publicado em Sexta - 28 de Janeiro de 2011

Psicólogos da Universidade de Harvard descobriram que crianças menores de um ano têm noção da hierarquia social e entendem que o mais forte é quem manda, segundo artigo publicado na revista "Science", na quinta-feira.
Leia mais...
Cientista segura amostras de plantas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Ciência Aplicada de Taiwan
Cientista segura amostras de plantas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Ciência Aplicada de Taiwan

Pesquisadores de Taiwan misturam ouro a planta para gerar luz

Publicado em Sexta - 28 de Janeiro de 2011

O cientista Su Yen-Hsun, do Centro de Pesquisa em Ciência Aplicada de Taiwan, apresentou à imprensa, nesta sexta-feira, o resultado de um experimento que mistura nanopartículas de ouro e água a plantas.
Leia mais...

Astrônomos revelam ter descoberto a galáxia mais distante já detectada

Publicado em Quarta - 26 de Janeiro de 2011

Um grupo de astrônomos descobriu uma galáxia que pode ser a mais distante detectada até o momento. Ela está situada a cerca de 13,2 bilhões de anos-luz, segundo estudo publicado pela revista científica "Nature".
Leia mais...

Proteína é fundamental na prevenção do esquecimento, diz estudo

Publicado em Quarta - 26 de Janeiro de 2011

Um estudo internacional --desenvolvido na escola de Medicina do Hospital Mount Sinai de Nova York-- demonstrou em cobaias animais que a proteína IGF-2 é fundamental nos processos de consolidação da memória e prevenção do esquecimento.
Leia mais...

The Economist: Brasil é líder mundial em pesquisa em medicina tropical

Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2011 | por Bárbara Semerene

Artigo publicado na edição de janeiro da revista britânica The Economist destacou o Brasil como líder internacional em pesquisa em medicina tropical. O título sugere que o país é destino promissor para jovens cientistas do mundo todo: “Go south, young scientist” (algo como: vá para o sul, jovem cientista). O texto ressalta que, além de o Brasil ter uma comunidade científica atuante, o investimento financeiro do governo em pesquisa é alto – 1% do Produto Interno Bruto (PIB) - quase o dobro da média dos demais países da América Latina.
Leia mais...