Publicado em Sexta - 09 de Julho de 2010

Terminam hoje campanhas de vacinação contra pólio e gripe

As campanhas de vacinação contra a poliomielite e a gripe comum terminam hoje em Mato Grosso. Os postos e unidades de Saúde de todo o Estado vão atender à população que precisa ser imunizada durante todo o dia. Devem ser vacinadas contra a pólio crianças com até cinco anos de idade; conta a gripe comum, idosos com mais de 60 anos devem tomar a vacina.
Leia mais...

Estado alerta para riscos à saúde devido a baixa umidade do ar neste fim de semana

Publicado em Sexta - 09 de Julho de 2010 | por Jesiel Pinto

Segundo informações da Superintendência de Defesa Civil de Mato Grosso a Umidade Relativa do Ar (URA), nesta sexta-feira (09.07) é de 47%, ficando a temperatura na faixa de 27 graus Centígrados na Capital do estado, Cuiabá.
Leia mais...
Pesquisa mostra importância de cuidados durante a gestação de adolescentes
Pesquisa mostra importância de cuidados durante a gestação de adolescentes

Adolescente grávida corre mais risco de parto prematuro

Publicado em Sexta - 09 de Julho de 2010

Garotas de 14 a 17 anos de idade que ficam grávidas têm mais chances de dar à luz crianças prematuras, especialmente se essa for a segunda gravidez. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Cork, na Irlanda, que analisou 56,3 mil mulheres de 14 a 29 anos no país entre 2004 e 2006. 
Leia mais...

Curativo inteligente pode detectar e tratar infecções

Publicado em Sexta - 09 de Julho de 2010

Um curativo que se automedica pode se tornar um novo elemento vital nas unidades de tratamento de queimadura. Recheada com nanopartículas, a bandagem detecta bactérias em um ferimento e responde secretando antibióticos.
Leia mais...

Vacinação contra H1N1 ainda tem 10 mil doses em Várzea Grande

Publicado em Sexta - 09 de Julho de 2010

Quem ainda não se vacinou contra a gripe H1N1 ainda pode ser imunizado nas unidades de saúde de Várzea Grande. A Vigilância Epidemiológica da cidade informa a população que a vacinação ainda continua sendo realizada em todas as unidades, independentemente da faixa etária, a partir dos seis meses de idade.
Leia mais...

Senado aprova projeto que obriga "teste da orelhinha" em maternidades públicas

Publicado em Sexta - 09 de Julho de 2010

As maternidades e hospitais públicos do país vão ser obrigados a realizar, gratuitamente, o chamado "teste da orelhinha" nos bebês recém-nascidos. O Senado aprovou esta semana projeto de lei que determina a realização do exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA) na rede pública, conhecido como "teste da orelhinha", para avaliar se o bebê apresenta perda auditiva.
Leia mais...

Casos de dengue crescem 120% no Brasil

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010 | por Lígia Formenti/de Brasília

Os casos de dengue no País subiram 120% ante 2009. Até 1.º de maio foram registrados 737.756 pacientes com suspeita da doença - 2,2 vezes a mais que no mesmo período do ano passado, quando foram identificadas 335.265 infecções. Ao divulgar os dados, o governo se mostrou preocupado não apenas com o comportamento da epidemia neste ano, mas com o risco de que a situação se agrave em 2011.

Leia mais...

Estudo reduz tamanho do próton e pode revolucionar a ciência

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010

Cientistas de um grupo internacional de pesquisas afirmara, nesta quarta-feira, que um constituinte fundamental do universo visível, o próton, é menor do que se pensava anteriormente, segundo estudo publicado na revista científica Nature.
Leia mais...

Atividade física tem pouca influência na perda de peso em crianças

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010

Um novo estudo da EarlyBird Diabetes, do Reino Unido, sugere que a atividade física tem pouco ou nenhum papel a desempenhar para impedir a obesidade entre as crianças. A obesidade é o fator principal por trás do diabetes, das doenças cardíacas e de alguns tipos de câncer.
Leia mais...

Perímetro do pescoço é mais preciso que IMC para detectar obesidade, diz pesquisa

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010 | por Débora Mismetti

A medida do perímetro do pescoço está ajudando médicos a prever risco de obesidade, apneia do sono e hipertensão tanto em adultos quanto em crianças. Um trabalho publicado nesta semana na revista "Pediatrics" comprovou a ligação entre um pescoço mais largo e ocorrência de complicações por excesso de peso.

Leia mais...