Publicado em Domingo - 29 de Maio de 2011 | por Daniel Favero

Marina: Código Florestal aumentará insegurança para ambientalistas

Para a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV), a aprovação do Código Florestal, ocorrida nesta semana no Congresso, está relacionada com o aumento da insegurança para ambientalistas que enfrentam madeireiros e fazendeiros na floresta Amazônica. No começo da semana, o extrativista José Claudio Ribeiro da Silva e sua mulher, Maria do Espírito Santo da Silva, foram assassinados na cidade paraense de Nova Ipixuna. O ativista já havia dito que era alvo de frequentes ameaças após denunciar a exploração ilegal de madeira em reservas.
Leia mais...
Ivan Pacheco/Terra
Marina durante reunião do seu partido, o PV
Marina durante reunião do seu partido, o PV

A passagem de um ciclone extratropical no litoral catarinense causou o fenômeno
A passagem de um ciclone extratropical no litoral catarinense causou o fenômeno

Ciclone extratropical provoca ondas de 3 m e ressaca em SC

Publicado em Domingo - 29 de Maio de 2011 | por Fabricio Escandiuzzi

O ciclone extratropical que atua no oceano trouxe ondas de 3 m e ressaca para grande parte do litoral de Santa Catarina neste domingo. Desde o final da noite de sábado, o mar ficou bastante agitado e preocupou moradores de regiões litorâneas. A Defesa Civil monitora a costa desde a última sexta-feira, quando meteorologistas emitiram o alerta de ressaca.
Leia mais...

Aumento do desmate, governo reforça fiscalização em MT

Publicado em Quinta - 26 de Maio de 2011 | por Luana Lourenço

O governo decidiu aumentar a ofensiva contra o desmatamento em Mato Grosso, que voltou a registrar avanço das derrubadas em março e abril. No bimestre, o estado foi responsável por 80% de todo o desmatamento verificado na Amazônia Legal pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Leia mais...

Nortão: ministra diz que ação contra desmates será em tempo real

Publicado em Quinta - 26 de Maio de 2011 | por Alex Fama

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou, ontem, em visita a Sinop, outra novidade da ação integrada contra o desmatamento em Mato Grosso. Em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal realizarão o monitoramento online das áreas embargadas.
Leia mais...

Ministra anuncia entrada do Exército na operação contra desmatamento

Publicado em Terça - 24 de Maio de 2011

A decisão foi anunciada depois da primeira reunião do “gabinete de crise”, criado em razão do aumento registrado na taxa de desmatamento em março e abril em Mato Grosso. Em março e abril, o estado teve 80% do total da devastação detectada na Amazônia Legal, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Participaram da reunião os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, da Defesa, Nelson Jobim, e da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Leia mais...

Dez ex-ministros do Meio Ambiente estão contra as propostas do Novo Código Florestal

Publicado em Terça - 24 de Maio de 2011

A um dia para a votação do novo Código Florestal brasileiro, dez ex-ministros que ocuparam a pasta do Meio Ambiente em diferentes governos e inclusive diferentes regimes manifestaram-se contra sua aprovação. O grupo que comandou a política ambiental do país nos últimos 37 anos apresentou aos líderes da Câmara dos Deputados e do Senado e à própria Presidente Dilma Rousseff uma carta aberta contrária ao novo Código Florestal. "Em conjunto com uma política nacional de florestas, o código deve ser atualizado para facilitar e viabilizar os necessários esforços de restauração e de uso das florestas, além que de sua conservação. É necessário apoiar a restauração, não dispensá-la", diz a carta. Em resposta, Dilma anunciou que não aprovará nenhuma proposta que signifique anistia a "desflorestadores" e pediu ao governo um texto alternativo ao que vem sendo negociado em relação aos pequenos produtores rurais que ocupam áreas de preservação permanente.
 
Leia mais...

Número de desastres climáticos triplicou desde 1980, diz ONG britânica

Publicado em Segunda - 23 de Maio de 2011

O número de desastres naturais registrados por ano nos países mais pobres do mundo mais que triplicou desde 1980, de acordo com um estudo da organização humanitária britânica Oxfam.
Leia mais...

Silval defende produzir em áreas abertas para conter desmates

Publicado em Segunda - 23 de Maio de 2011

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, assinou o "Pacto pela Amazônia", durante o Encontro de Governadores da Amazônia Legal, no sábado, em Belém (Pará). Uma comissão formada por secretários de Fazenda dos noves Estados será montada para a discussão de temas comuns e para adoção de ações conjuntas entre os entes federados, abrangendo a reforma tributária, questões econômicas e logísticas. "A comissão formada por membros de todos os Estados permitirá a definição de um projeto para Amazônia. Nossa agenda comum é bastante extensa. Vamos discutir e programar ações que se estenderão desde a criação de um modelo tributário para a região até o planejamento macro-logístico. A Amazônia corresponde hoje a 60% do território nacional", disse o governador.
Leia mais...

Tortura ainda é praticada na Tunísia, diz ONU

Publicado em Domingo - 22 de Maio de 2011

Uma autoridade sênior da ONU (Organização das Nações Unidas) afirma que atos de tortura ainda são praticados na Tunísia, mesmo depois da queda do regime do ex-presidente Zine el Abidine Ben Ali.
Leia mais...

Por que precisamos do Código Florestal

Publicado em Sexta - 20 de Maio de 2011 | por Rui Prado

Não é novidade para ninguém que as entidades que representam a agropecuária brasileira anseiam fortemente pela aprovação do novo texto do Código Florestal pela Câmara dos Deputados. O que ainda pode não ter sido disseminado devidamente é o conjunto de motivos que nos levam a pedir a aprovação
Leia mais...