Publicado em Sexta - 20 de Maio de 2011

Probabilidade de chuva em Cuiabá é de 5%

A temperatura máxima em Cuiabá nesta sexta-feira (20) é de 31º C e a mínima será de 20°C. A probabilidade de chuva é de apenas 5%.
 
Leia mais...

Sema embarga áreas no Médio Norte onde houve desmates ilegais

Publicado em Sexta - 20 de Maio de 2011

Os proprietários das áreas já embargadas por desmatamento ilegal terão suas licenças suspensas, perderão os benefícios do Programa de Regularização Ambiental (MT Legal) e Mais Ambiente, do Governo Federal, e ainda sofrerão sanções administrativas e criminais. A decisão foi anunciada hoje pelo secretário de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, e foi tomada com base nos números do desmatamento, divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontando que o Estado concentra 80% das queimadas na Amazônia. O primeiro pacote é de 16 fazendas embargadas no Médio Norte. Não foi informado em que cidades as áreas estão. Mas os dados do Inpe apontam que Nova Ubiratã (próxima a Sorriso), Claudia, Santa Carmem, Porto dos Gaúchos e Nova Mutum estão entre as que mais tiveram desmates ilegais.
Leia mais...

Crime ambiental: pescado é apreendido pela Polícia Federal em Barra do Garças

Publicado em Sexta - 20 de Maio de 2011

Em Barra do Garças foram apreendidos na tarde de ontem 41 kg de pescado pela Polícia Rodoviária Federal. Na tarde de quinta-feira (19), Adival Fátima de Souza, 57, transportava os peixes em más condições de conservação em um veículo com placa de São Paulo.
Leia mais...

Setor de cana está otimista com a votação do Código Florestal

Publicado em Sexta - 20 de Maio de 2011 | por joana dantas

Acertado para votar na próxima terça-feira (24.05) o projeto de lei 1.876/99, o novo Código Florestal, deixou o setor sucroenergético otimista. Segundo o presidente em exercício da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Andrade Lima, a decisão de aprovar o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) com apenas uma emenda n° 164 mostra o compromisso da Câmara dos Deputados com o social, o econômico além do ponto de vista ambiental. 
 
Leia mais...

CIPEM teme que aumento nos desmates prejudique setor madeireiro

Publicado em Quinta - 19 de Maio de 2011

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso - CIPEM- informou, esta tarde, que o "aumento exagerado nos índices de desmatamento, alterando o padrão que vinha sendo estabelecido nos últimos anos, dá a crer que há uma corrida pela devastação com vistas a uma possível anistia, a partir da aprovação do novo Código Florestal".  A entidade criticou os que estão fazendo desmates ilegais. Os números do INPE apontam que, de 593 quilômetros quadrados desmatados, sendo cerca de 480 apenas em Mato Grosso, de março a abril deste ano - parte considerável nas regiões Médio Norte e Norte.

Leia mais...

Comissão aprova liberação de Fundo do Meio Ambiente

Publicado em Quinta - 19 de Maio de 2011

Pautada no relatório favorável emitido pelo senador Blairo Maggi (PR-MT), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal aprovou, por unanimidade, projeto de lei que confere aos agricultores a possibilidade de financiarem a recuperação de áreas degradadas com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente. O relatório foi lido por Maggi em audiência nesta quinta-feira (19).
 
Leia mais...

Argentinos escolhem Diamantino para começar expedição em defesa dos rios

Publicado em Segunda - 16 de Maio de 2011

Os  cinco integrantes da expedição argentina “La Tierra sin mal” estão em Diamantino para iniciarem a viagem de kayak desde a nascente do rio Paraguai até regressarem ao país de origem.
Leia mais...

Papa condena novas formas de escravidão no mundo contemporâneo

Publicado em Sábado - 14 de Maio de 2011

O Papa Bento XVI condenou neste sábado as "novas formas de escravidão" no mundo contemporâneo, ao receber no Vaticano uma delegação do Conselho de Obras Missionárias Pontifícias. "Novos problemas e novas formas de escravidão surgem em nossa época, tanto no mundo acomodado e rico, como nos países emergentes", declarou o Papa.
Leia mais...

Roubo de obras de arte da Cidade Proibida constrange China

Publicado em Quarta - 11 de Maio de 2011

Sete obras de arte foram roubadas do Museu do Palácio Imperial, dentro da Cidade Proibida, em Pequim, na China.
Leia mais...

Fundo que recupera perdas de Madoff processa banco Safra

Publicado em Terça - 10 de Maio de 2011

O fundo responsável por recuperar as perdas provocadas pelo esquema do investidor americano Bernard Madoff entrou com ação contra o Safra National Bank of New York, unidade nos EUA do banco brasileiro.
Leia mais...