Publicado em Domingo - 08 de Maio de 2011

Papa cruza de gôndola o Grande Canal de Veneza

O papa Bento XVI cruzou neste domingo de gôndola o Grande Canal de Veneza em um breve trajeto que o levou do píer da Praça de São Marcos até a Basílica de Santa Maria della Salute, em um dos últimos atos de sua visita à cidade italiana.
Leia mais...

Fósseis de 35 gambás primitivos são encontrados na Bolívia

Publicado em Domingo - 08 de Maio de 2011

Fósseis de 35 membros de uma espécie primitiva de marsupiais da época do Paleoceno foram achados na Bolívia, detalha nesta edição a publicação digital da revista Nature.
Leia mais...

Pacto pela redução das queimadas é assinado durante audiência pública

Publicado em Quinta - 05 de Maio de 2011

Realização de campanhas educativas, implantação do Comitê Municipal de Gestão do Fogo e priorização das ações de fiscalização de terrenos baldios foram alguns dos compromissos estabelecidos no "Pacto do município de Cuiabá pela redução das queimadas", assinado pelo prefeito de Capital, Francisco Bello Galindo Filho, nesta quarta-feira (04.05). A assinatura do documento ocorreu durante audiência pública promovida pelo Ministério Público Estadual, Poder Judiciário e Governo do Estado.
Leia mais...

Desmate tem elo com código, diz o Ibama

Publicado em Quinta - 05 de Maio de 2011

A expectativa de anistia a desmatadores com a reforma do Código Florestal deu impulso às derrubadas ilegais na Amazônia, diz o Ibama. Somente em abril, mais de 19 mil hectares de áreas de desmatamento ilegal foram embargados pelo Ibama em Mato Grosso, Pará e Amazonas "quase quatro vezes o total desmatado no mesmo período de 2010.
Leia mais...

Árvores são furadas e encharcadas de óleo diesel em praça no interior

Publicado em Quarta - 04 de Maio de 2011 | por Ronaldo Couto

Várias das árvores que tem mais de 20 anos em Barra do Garças, estão sendo destruídas na praça central do município. Elas estão sendo furadas com brocas e sendo "encharcadas" com óleo diesel, considerado um veneno e que seca rapidamente qualquer tipo de vegetação.
Leia mais...
O fóssil tem tamanho similar ao de um beija-flor
O fóssil tem tamanho similar ao de um beija-flor

Fóssil desvenda travessia de formigas gigantes pré-histórica

Publicado em Quarta - 04 de Maio de 2011

Cientistas encontraram, nos Estados Unidos, restos fossilizados de uma das maiores espécies de formiga que já habitaram a Terra e descobriram que elas devem ter atravessado o Ártico durante picos de calor, há cerca de 50 milhões de anos.
Leia mais...

Proposta de alteração do Código Florestal provoca corrida ao desmatamento em Mato Grosso

Publicado em Terça - 03 de Maio de 2011 | por Daniela Torezzan

Nas últimas semanas acumularam-se provas de que está ocorrendo uma forte retomada do desmatamento no estado de Mato Grosso. Dados do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), do Imazon, já indicavam uma tendência de alta de 22% do desmatamento e de 225% na degradação florestal entre agosto/2010 e março/2011, com relação ao mesmo período do ano anterior. No mês de abril, operações de fiscalização realizadas pelo Ibama e divulgadas na mídia local e nacional revelaram o reaparecimento de casos de megadesmatamentos (desmatamentos acima de 1.000 hectares), que haviam praticamente desaparecido em Mato Grosso nos últimos três anos. O ICV mapeou o desmatamento recente em três municípios do centro-norte do estado, confirmando a tendência.
Leia mais...

III Encontro Regional em Madeiras e Estruturas de Madeira

Publicado em Terça - 03 de Maio de 2011

Aproveitando a oportunidade da reunião do Comitê Executivo da Academia Internacional de Ciência da Madeira (IAWS), que vai acontecer pela primeira vez no Brasil, o Laboratório de Madeira e Estruturas de Madeira (LAMEM) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) vai realizar nos dias 9 e 10 de maio próximo um encontro para debater o tema de ensaios não destrutivos de madeira e produtos de madeira. No primeiro dia estão previstas duas conferências: a de abertura pelo Dr.
Leia mais...

Frente fria atinge parte de Mato Grosso nesta 2ª

Publicado em Segunda - 02 de Maio de 2011

Nesta segunda-feira uma frente fria deixa o céu nublado pela manhã e há previsão de chuviscos em Mato Grosso. A chegada de uma moderada a forte massa de ar polar provoca acentuada queda de temperatura no Estado, embora o sol volte a aparecer à tarde.
Leia mais...
Zoológico da UFMT precisa renovar licença ambiental junto à Sema
Zoológico da UFMT precisa renovar licença ambiental junto à Sema

Zoológico de Cuiabá está impedido de abrigar novos animais há dois anos

Publicado em Segunda - 02 de Maio de 2011

O zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá (MT) completa dois anos sem poder receber novos animais. Isso porque a unidade está embargada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) devido à falta de um licenciamento ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
Leia mais...