Publicado em Sábado - 10 de Novembro de 2012 | por Karoline Kuhn

Pacto para alfabetização de crianças tem adesão de 97% das cidades de MT

Pelo menos 137 municípios mato-grossenses aderiram ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançada nesta semana pelo Governo Federal, o que corresponde a 97,16% do total de cidades (141). Nacionalmente, pouco mais 5,2 mil também aderiram e os investimentos deverão atingir aproximadamente R$ 2,7 bilhões
Leia mais...

TCU recomenda que Inep faça licitação para realizar o Enem

Publicado em Sexta - 09 de Novembro de 2012

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou em acórdão publicado na quinta-feira que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) faça licitação para contratar a empresa responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Leia mais...
Estudante postou a foto do cartão de respostas do Enem e homônima foi desclassificada
Estudante postou a foto do cartão de respostas do Enem e homônima foi desclassificada

MEC admite erro ao desclassificar candidata por foto postada no Enem

Publicado em Quinta - 08 de Novembro de 2012

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (8) uma nota admitindo que cometeu um erro ao eliminar uma estudante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por supostamente ter tirado foto na sala de provas e postado a imagem na internet. Segundo o MEC, o consórcio responsável pela organização do Enem confundiu duas estudantes que têm o mesmo nome e sobrenome (Jacqueline Chen), e retirou da prova de domingo a pessoa errada
Leia mais...

Após greve, alunos da UFMT encerram "1º semestre" nesta semana

Publicado em Quarta - 07 de Novembro de 2012 | por Karoline Kuhn

Os acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso encerram, nesta semana, o período de aulas correspondente ao primeiro semestre letivo deste ano. O atraso é consequência da greve dos professores que durou aproximadamente 100 dias. Agora, os alunos terão folga de 15 dias e retornarão às salas de aula em 26 de novembro, para o início do segundo semestre. "O segundo semestre de 2012 começa agora dia 26 de novembro, então interrompe no período de recesso natalino e retorna no dia 21 de janeiro", explicou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Myrian Tereza Serra
Leia mais...
Capa amarela da prova de ciências humanas e ciências da natureza do Enem 2012
Capa amarela da prova de ciências humanas e ciências da natureza do Enem 2012

MEC divulga gabarito oficial do Enem 2012: confira as respostas

Publicado em Terça - 06 de Novembro de 2012

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (6) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012). As provas foram realizadas no sábado (3) e domingo (4). O Enem contou com a participação de mais de 4,1 milhões de candidatos.
Leia mais...

Enem: mãe que desclassificou filha diz que não se arrepende

Publicado em Segunda - 05 de Novembro de 2012

A mãe que denunciou a filha por pedir ajuda pelo celular para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo, em Sorocaba (SP), disse nesta segunda-feira que não se arrepende. "Eu não queria, de forma alguma, prejudicar a minha filha, mas eu não acho certo o que ela fez", justificou.
Leia mais...

Enem termina neste domingo com expectativa sobre redação

Publicado em Domingo - 04 de Novembro de 2012

Estudantes de todo o País que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão enfrentar uma maratona de provas neste domingo, último dia do exame. Os portões serão abertos ao meio-dia (horário de Brasília) e as provas começam às 13h. Serão cinco horas e meia para responder a questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Além disso, os candidatos farão a redação, que está no topo das preocupações dos participantes por representar 50% da nota total.
Leia mais...

Seleção pelo Enem faz crescer vagas ociosas nas federais

Publicado em Domingo - 04 de Novembro de 2012

Com a seleção feita a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em boa parte das instituições de ensino superior, coordenadores de cursos de medicina de universidades federais apontam como a maior problemática o elevado número de vagas ociosas deixadas pelos estudantes de outros Estados. "Há alunos que são chamados por outras universidades e desistem após pouco tempo", diz Yacy Mendonça de Almeida, coordenadora do curso da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Leia mais...
Milton Barbosa presta o Enem para tentar uma vaga em curso de direito
Milton Barbosa presta o Enem para tentar uma vaga em curso de direito

Após 45 anos sem estudar, candidato presta Enem para incentivar filhos

Publicado em Domingo - 04 de Novembro de 2012 | por Pollyana Araújo

Aos 62 anos, o comerciante Milton Barbosa presta o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez, em Cuiabá, e se diz convicto de que irá tirar nota suficiente para ingressar no curso de direito em uma universidade federal. Ele afirmou que resolveu voltar a estudar depois de 45 anos longe da escola para incentivar os seis filhos dele sobre a importância de se ter uma boa formação profissional. Os filhos dele têm idade entre 10 e 16 anos. Segundo Milton, o mais velho cursa o primeiro ano do ensino médio.
Leia mais...

Enem tem redação sobre movimento imigratório para o Brasil no século 21

Publicado em Domingo - 04 de Novembro de 2012

O Ministério da Educação divulgou neste domingo (4) que o tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi "Movimento imigratório para o Brasil no século 21".
Leia mais...