Publicado em Quinta - 03 de Novembro de 2011 | por Celso Calheiros/Diogo Alcântar

AGU entra com recurso contra anulação de questões do Enem

A Advocacia Geral da União (AGU) entrou às 16h desta quinta-feira, no Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, com recurso contra a decisão da Justiça Federal do Ceará, que anulou 13 questões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em todo o País. O Ministério da Educação (MEC), por meio da AGU, recorre para manter todos os quesitos da prova realizada por mais de quatro milhões de candidatos nos dias 22 e 23 de outubro.
Leia mais...

Impasse no Enem atinge 87 mil estudantes no MS

Publicado em Quarta - 02 de Novembro de 2011 | por LUCIA MOREL E MARCELO ARMôA

O impasse envolvendo a anulação de 13 questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atinge 87 mil candidatos em Mato Grosso do Sul – dos 122 mil inscritos, 35 mil não participaram do exame. Ontem, pressionado por setores do Ministério da Educação (MEC), o Governo Federal mudou de ideia e decidiu recorrer da decisão da Justiça Federal no Ceará que anulou 13 questões Enem.
Leia mais...

Aprovada política de reservas de vagas na UFMT

Publicado em Terça - 01 de Novembro de 2011 | por Welington Sabino

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou a oferta de sobrevagas e de reserva de vagas para estudantes negros pobres, brancos pobres e indígenas. A medida já vale para o processo seletivo de 2012, o qual vai disponibilizar 50% das vagas para as políticas afirmativas de cotas. Deste total, 30% será destinado aos alunos da rede pública de ensino e outros 20% para os alunos que se declarem e comprovem ser negros, índios ou outras raças que a política de cotas vai contemplar. A decisão foi tomada em votação entre os 48 conselheiros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que durou cerca de 6 horas.
Leia mais...

MEC pode ampliar número de provas do Enem a serem reaplicadas em Fortaleza

Publicado em Terça - 01 de Novembro de 2011 | por Amanda Cieglinski

O número de provas anuladas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 pode aumentar caso a Polícia Federal conclua que mais estudantes tiveram acesso à apostila do Colégio Christus, de Fortaleza. O Christus é o colégio que antecipou, a alunos matriculados neste ano, 14 questões do exame, que vieram de pré-teste de validação de questões aplicado em outubro do ano passado.

Leia mais...
UFMT: metade das vagas irá para estudantes advindos de escolas públicas
UFMT: metade das vagas irá para estudantes advindos de escolas públicas

UFMT reserva vagas

Publicado em Terça - 01 de Novembro de 2011 | por DAFNE SPOLTI

A UFMT aprovou o sistema de reserva de 50% de suas vagas para estudantes de escolas públicas. Dessa porcentagem, 40% serão destinadas a estudantes negros e os outros 60% não terão diferenciação de raça. A deliberação, que vale por dez anos, ocorreu ontem, após cerca de cinco horas de discussão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
Leia mais...

Prefeito anuncia reajuste salarial de 10% aos Servidores Públicos de Vera

Publicado em Terça - 01 de Novembro de 2011

Cerca de 1(mil) pessoas participaram do almoço comemorativo ao Dia do Funcionário Público, realizado pela Prefeitura de Vera. Durante seu discurso, Moacir Giacomelli (PR), prefeito declara que existem motivos para comemorações, “elaboramos um estudo financeiro para atender uma reivindicação histórica dos servidores municipais, que estão sem reajuste salarial há 8 anos. O servidor, que cumpre suas obrigações e esperava este aumento, não pode ser penalizado, por isso já autorizei o reajuste para início de 2012. O percentual vai beneficiar o concursado e quem ocupa cargo de confiança”, discursou ele, sob aplausos dos funcionários.
Leia mais...

Educação de Nortelândia promove Familia na Escola

Publicado em Terça - 01 de Novembro de 2011

A Secretaria Municipal de Educação de Nortelândia em parceria com as escolas municipal e estadual realizam durante todo o mês de novembro o Projeto Família e Escola – Integração Perfeita, com o objetivo de desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo de formação integral do aluno, principalmente, na questão do ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima e dos valores tanto no ambiente escolar quanto familiar.
Leia mais...

Sintep/MT apoia aprovação do sistema de cotas na UFMT

Publicado em Terça - 01 de Novembro de 2011

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) apoia a decisão do Conselho de Ensino e Pesquisa (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que aprovou, ontem (31/10), a reserva de 30% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas e 20% para negros. A vice-presidente da entidade, Jocilene Barboza, e o secretário de Organização Sindical, Luiz Benedito Prina, participaram da mobilização encampada pelos alunos junto à reitoria pela aprovação da proposta, na tarde de ontem.
Leia mais...

AGU vai recorrer da anulação de 13 questões do Enem

Publicado em Terça - 01 de Novembro de 2011 | por Diogo Alcântara

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer da decisão judicial que anulou 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado nos últimos dias 22 e 23 de outubro. A anulação das questões partiu do juiz da 1ª Vara Federal do Ceará, estado onde foram intendificadas apostilas com mesmas questões encontradas no teste.

Leia mais...

Comodoro recebe mais um ônibus para o transporte escolar

Publicado em Segunda - 31 de Outubro de 2011

A entrega oficial ainda não foi marcada, mas o ônibus chegou ao pátio da Prefeitura Municipal na manhã desta quinta-feira, 27. O veículo foi recebido pelos funcionários do Departamento de Frotas e pela secretária Municipal de Administração, Edilúcia de Freitas.
Leia mais...