Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

Universia divulga bolsas de estudo no Japão

O governo japonês oferece, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, bolsas de estudos direcionadas a brasileiros que queiram estudar em universidades japonesas. As oportunidades abrangem as áreas de Pesquisa (com inscrições até 28 de maio), Graduação, Escola Técnica e Cursos Profissionalizantes (com inscrições a partir de 1º de junho).
Leia mais...

IFMT incentiva alunos a prática do raciocínio lógico com o Projeto Xadrez

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

Passa a valer para todos os campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) o projeto Xadrez no IFMT que foi lançado nesta quinta-feira (20.05, na Livraria Janina no Pantanal Shopping em Cuiabá, Mato Grosso. Com o projeto os alunos passam a ter uma poderosa ferramenta de raciocínio lógico e estratégico que automaticamente auxilia o aluno no desenvolvimento em sala de aula.
Leia mais...

Prefeitura de Várzea Grande descumpre acordo com trabalhadores da educação

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

Os trabalhadores da educação de Várzea Grande reivindicam, há cerca de cinco anos, a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). No começo de 2010, em resposta à greve da categoria, o então secretário municipal de Educação, Isaac Nassarden, estipulou o dia 30 de junho como prazo final para a conclusão de um estudo acerca do documento. “Mas, até hoje, não houve avanços”, lamentou a presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Maria Aparecida Cortez.
Leia mais...

Inep abre consulta pública sobre projeto de "Enem" para professores

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu nesta quarta-feira (19) consulta pública para subsidiar a construção da matriz de referência para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente em 2011.
Leia mais...

MEC e especialistas criticam proposta de matrícula no ensino fundamental a partir dos 5 anos

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010

O MEC (Ministério da Educação) e representantes de entidades dos direitos da infância defenderam nesta quinta-feira (20) a rejeição de um projeto de lei do Senado que quer tornar obrigatória a matrícula no ensino fundamental a partir dos 5 anos de idade, em vez dos 6 anos, como ocorre atualmente.
Leia mais...

Relator vai fixar em 6 anos idade para ingresso de crianças no ensino fundamental

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010

O deputado Joaquim Beltrão (PMDB-AL), relator na Câmara de um projeto de lei que determina que as crianças ingressem no ensino fundamental aos 5 anos de idade, e não aos 6 anos, como ocorre atualmente, disse que apresentará um substitutivo à proposta.
Leia mais...

IFMT lança projeto de Xadrez

Publicado em Quarta - 19 de Maio de 2010 | por Flavia Porfírio

Estimular o raciocínio, a concentração, disciplina e planejamento fazem parte do projeto Xadrez no IFMT desenvolvido pelo professor do Campus Cuiabá do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), José Carlos Jesus Filho. A princípio, o projeto será implantado nos campi Cuiabá, Bela Vista, Campo Novo do Parecis, Cáceres, Pontes e Lacerda e São Vicente.
Leia mais...

Unemat divulga demonstrativo de eventos e cursos de 2009

Publicado em Quarta - 19 de Maio de 2010 | por Danielle Tavares

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) divulgou, nesta semana (18.05), o demonstrativo de eventos e cursos institucionalizados em 2009, conforme Resolução nº 029/2008 – Conepe, que estabelece e normatiza a sua oferta na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Leia mais...

Universia e Catraca Livre lançam projeto “São Paulo de Braços Abertos”

Publicado em Quarta - 19 de Maio de 2010

A cidade de São Paulo, destino de brasileiros vindos de todos os cantos do país e de estrangeiros, é conhecida por sua pluralidade e agitação. Em meio ao tradicional e intenso movimento, a grande metrópole oferece refúgios que promovem a civilidade urbana com momentos de lazer, entretenimento e reflexão. O projeto “São Paulo de Braços Abertos, parceria entre o Universia e o Catraca Livre, tem como objetivo identificar e valorizar esse locais, que são pontos fundamentais na vida dos paulistanos.
Leia mais...

Para estudante do Campus São Vicente do IFMT que irá participar do JIF 2010 sua diversão é correr

Publicado em Quarta - 19 de Maio de 2010 | por Jones Martinho

O estudante, Izaque Aparecido da Silva, do 3º ano do curso Técnico Agropecuária do Campus São Vicente do IFMT é um dos representantes da delegação de Mato Grosso nos Jogos Brasileiros dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica – JIF 2010. Izaque Silva irá competir na modalidade de Atletismo nos Jogos Brasileiros.
Leia mais...