Publicado em Quarta - 18 de Julho de 2012

Unemat e Secitec discutem programas de qualificação

Rreitor da Universidade do estado de Mato Grosso (Unemat), Adriano Silva, o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Antônio Malheiros, e a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio, estiveram nesta terça-feira (17), em Brasília, em reunião com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, e diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral. A intenção é fortalecer os programas de pós-graduação stricto sensu na instituição.
Leia mais...

Universidades federais entram no 3º mês de greve com recorde de adesão

Publicado em Terça - 17 de Julho de 2012 | por Ana Carolina/anessa Fajardo

A greve de professores das universidades e institutos federais completa dois meses nesta terça-feira (17) com a maior adesão já registrada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Até a segunda-feira (16), 57 das 59 universidades estavam paradas, além dos 37 institutos e centros de educação tecnológica, que incluem o Colégio Pedro II. 
Leia mais...

Unesp divulga 1ª chamada para vestibular de meio de ano

Publicado em Terça - 17 de Julho de 2012

A Universidade Estatual Paulista (Unesp) disponibiliza nesta terça-feira, 17, a primeira lista de candidatos aprovados em seu vestibular de meio de ano. A relação, que pode ser consultada nos sites http://vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br, inclui apenas candidatos que deverão frequentar os cursos para os quais se inscreveram, já que os 8.351 candidatos habilitados no exame tiveram um prazo para confirmar interesse pelas vagas. Os convocados nesta chamada devem efetuar suas matrículas nesta quinta-feira, 19.
Leia mais...

Matrículas dos aprovados na segunda chamada do Sisu começam hoje

Publicado em Terça - 17 de Julho de 2012

Os estudantes aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm hoje e amanhã para comparecer às instituições de ensino para as quais foram selecionados e fazer a matrícula. O processo seletivo para o segundo semestre deste ano ofereceu 30 mil vagas em 56 universidades públicas e institutos federais de educação profissional.
Leia mais...

Sindicato sugere que professores em greve rejeitem proposta do governo

Publicado em Segunda - 16 de Julho de 2012 | por Ana Carolina Moreno

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) recomendou que os professores das instituições federais de ensino rejeitem a proposta feita pelo governo federal na última sexta-feira (13) de criar um novo plano de carreira para a categoria. As universidades e instituitos iniciam nesta segunda-feira (16) a realização de assembleias para avaliar a proposta.
Leia mais...

Educador defende uso de videogame como ferramenta de ensino

Publicado em Sábado - 14 de Julho de 2012

Depois da invasão dos computadores, tablets e celulares às salas de aula, agora o debate chegou ao uso dos videogames como material didático. Para Gustavo Nogueira de Paula, mestre em linguística aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os games propõem mais interação da criança e do adolescente com o conteúdo exposto em aula. "Ele consegue ver causa e consequência através da ação do jogador. E não apenas tem mais atenção, mas compreende de forma mais participativa", afirma o educador, cuja dissertação defende o uso dos jogos como ferramenta de ensino.
Leia mais...

Unemat divulga edital do vestibular e disponibiliza 500 vagas; Confira!

Publicado em Sábado - 14 de Julho de 2012

O vestibular será realizado em 10 cidades, dentre as quais o candidato poderá optar no ato da inscrição: Alta Floresta, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Cuiabá, Matupá, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Tapurah.
Leia mais...

Secretaria de Educação rebate críticas de vereador e destaca trabalho educacional

Publicado em Quinta - 12 de Julho de 2012

A Secretária Municipal de Educação do município de Santo Afonso, Maria Carlos do Nascimento, rebateu as criticas do vereador Pedro Caldeira, proferidas no em reunião ordinária na Câmara Municipal. Ela fez questão de destacar que em três anos e meio a educação avançou e proporcionou a população um serviço de qualidade. Maria Carlos lembrou que a prova de uma gestão educacional positiva foi o elogio do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e relator do balancete financeiro de 2011, Waldir Teis, sobre os resultados positivos em políticas publicas na Educação de Santo Afonso, que apresentou seis índices superiores a media nacional.

Leia mais...

Educadores criam projeto Família e Escola em Santo Afonso

Publicado em Quinta - 12 de Julho de 2012

Educadores e vereadores do município de Santo Afonso discutiram e aprovaram a implantação do Projeto Família e Escola, que será desenvolvido para buscar o envolvimento de toda a sociedade na transformação cada vez melhor da educação no município.
Leia mais...

UAB torna Arenápolis centro de formação profissional em nível superior

Publicado em Quinta - 12 de Julho de 2012 | por Laércio Guidio

Está em fase de finalização a implantação do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município de Arenápolis. Durante a vistoria ocorrida na terça-feira (10.07) a coordenadora da UAB/Unemat e diretora de educação a distância da Unemat, Fabiola Sartin mostrou contentamento pelo adiantamento na instalação da UAB no município.
Leia mais...