Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Kelly Martins e Thalita Araújo

"Isso é mais uma pirotecnia federal", afirma advogado sobre operação

O advogado Eduardo Mahon, em entrevista na sede da Polícia Federal nesta sexta-feira (21), reclamou que a decisão do juiz Julier Sebastião da Silva, que expediu 91 mandados de prisão que estão sendo cumpridos na Operação Jurupari esta manhã, é mais uma “pirotecnia” federal. A operação, deflagrada pela PF, reprime a extração, transporte e comércio ilegal de produtos da Amazônia.
Leia mais...
Advogado Eduardo Mahon
Advogado Eduardo Mahon

Jaconias decide hoje sobre novo titular da Secretaria de Educação de Tangará

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Sergio Roberto

O prefeito José Jaconias (PT) decidirá nesta sexta-feira qual o novo secretário municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra. O atual titular da pasta, professor Edson Castoldi, que assumiu a secretaria há quinze dias, já comunicou oficialmente ao Executivo que não seguirá no cargo.
Leia mais...

Em nota, ALMT nega ter sido alvo de operação da Polícia Federal

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

Em nota encaminhada a imprensa, a Assembleia Legislativa informou que nenhum mandado foi cumprido na sede do Poder na manhã desta sexta-feira referente a Operação Jurupari. Policiais federais estiveram no local com objetivo de localizar e conduzir o assessor Adilson José Figueiredo à sede da PF.
Leia mais...

Secretário de Meio Ambiente concede entrevista coletiva, logo mais, às 15 horas

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

O secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, coronel Alexander Maia, concede entrevista coletiva logo mais, às 15 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Leia mais...

Delegado quebra sigilo de envolvidos e prejuízo já ultrapassa R$ 900 mi

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Patrícia Sanches

A Polícia Federal já quebrou o sigilo bancário e fiscal de 12 servidores da Sema, Assembleia Legislativa e do Executivo estadual. Segundo o delegado federal responsável pelas investigações, Franco Perazzoni, em todas as contas foram detectados movimentos incompatíveis aos rendimentos oficiais deles. Entre os agentes do governo presos e que tiveram suas contas bancárias analisadas está o ex-secretário de Meio Ambiente Luíz Henrique Daldegan e o chefe de gabinete do governador Silval Barbosa, Silvio Corrêa, além do assessor direto do presidente da Assembleia Legislativa José Riva, Adilson Figueiredo.
Leia mais...

Doze servidores da Sema são investigados pela PF por crimes ambientais

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Kelly Martins e Alline Marques

Doze servidores públicos que atuavam na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) são investigados pela Polícia Federal, na Operação Jurupari, por envolvimento em 68 empreendimentos irregulares que faziam extração de madeira em terra indígena.
Leia mais...

Tom Spinelli é preso pela PF em Minas e filho Rodrigo, em Cuiabá

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

O ex-deputado federal e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Ubiratan Tom Spinelli, que completa 62 anos no próximo dia 29, está detido na sede da Polícia Federal em Belo Horizonte (MG) desde às 6h desta sexta. Dono de uma madeireira em Machadinho, em Rondônia, Ubiratan é um dos envolvidos em suposto esquema de crimes ambientais e fraudes ao sistema de crédito da secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso. Seu filho Rodrigo Spinelli também foi recolhido, na mansão da família, ao lado do shopping Goiabeiras, em Cuiabá, na operação Jurupari, desencadeada pela Polícia Federal nesta sexta.
Leia mais...

Justiça liberta advogado preso durante a Operação Asafe

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

Mais uma das pessoas presas durante a Operação Asafe, deflagrada esta semana em Mato Grosso, foi solta pela Justiça. O advogado Max Weyze Mendonça, que foi o último dos foragidos da polícia a ser preso na Operação Asafe, da Polícia Federal, foi liberado na noite desta quinta-feira. Ele havia se entregado na noite de quarta-feira à Polícia Federal de Cuiabá.
Leia mais...

Janete presta depoimento e é encaminhada à Polinter

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Kelly Martins e Thalita Araújo

A presidente da Sala da Mulher da Assembleia Legistaliva do Estado, Janete Riva, esposa do presidente da Casa, José Riva, prestou depoimento há pouco, no início da tarde desta sexta-feira (21), na superintendência da Polícia Federal em Cuiabá e negou qualquer envolvimento com irregularidades constatadas pela PF em sua propriedade rural localizada em Juara, como manejo ilegal. A Operação Jurupari foi deflagrada no início da manhã contra crimes ambientais. Janete será encaminhada à Polinter, junto a outras 50 pessoas que também tiveram prisão preventiva decretada.
Leia mais...

PF já prendeu mais de 70; veja lista

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Sissy Cambuim

Deflagrada na manhã desta sexta (21), a Operação Jurupari, da Polícia Federal, cumpre 91 mandados de busca e apreensão e outros 91 de prisão em Mato Grosso e mais cinco Estados. O juiz da 1ª Vara Federal, Julier Sebastião da Silva, decretou a prisão preventiva de proprietários rurais, engenheiros florestais e servidores públicos. Em Mato Grosso, as prisões foram realizadas em Alta Floresta, Cuiabá, Sorriso e Sinop.
Leia mais...