Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Romilson Dourado

STJ vê venda de sentença em MT; grampo cita magistrados; veja trecho

A decisão do Superior Tribunal de Justiça de determinar, na semana passada, busca e apreensão em escritórios e residências de magistrados de Mato Grosso e ainda prisão de advogados e outras figuras com atuação suspeita nos bastidores no meio jurídico é consequência da abertura de um procedimento administrativo de 2006, portanto, há quatro anos. São denúncias gravíssimas que comprometem juízes, desembargadores e advogados em esquemas de venda de sentença, tráfico de influência e de advocacia administrativa.
Leia mais...

Ex-conselheiro do TCE, Ubiratan Spinelli
Ex-conselheiro do TCE, Ubiratan Spinelli

Spinelli será transferido hoje para Cuiabá

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Ana Rosa Fagundes

O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ubiratan Spinelli, preso na operação Jurupari, será transferido hoje de Belo Horizonte para Cuiabá. Ele enfrentava dificuldades para conseguir a remoção para a Capital. Apesar da Justiça já ter determinado que Spinelli viesse para a capital, a Polícia Federal em Minas Gerais alegava que não tinha disponibilidade financeira para isso, segundo informação do advogado João Carlos Brito.
Leia mais...

Projeto de lei que proíbe venda das ‘pulseiras do sexo’ em Sorriso é vetado pelo prefeito

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Ângela Gimenez

Depois de ser discutido por mais de um mês com a comunidade e ser aprovado por unanimidade em três votações, o projeto de lei que proíbe em Sorriso a venda das pulseiras coloridas, também chamadas de pulseiras do sexo, às crianças e adolescentes, foi vetado pelo prefeito Chicão Bedin.
Leia mais...

Inspeção no TJ usa estrutura independente

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Ana Rosa Fagundes

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começou ontem a investigar as denúncias de fragilidades no sistema de informática do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Essas falhas operacionais do sistema abrem brecha às supostas vendas de sentença no Tribunal.
Leia mais...

Arquivado pedido de intervenção em setor do TJ

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Alexandre Aprá

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) arquivou um pedido de providências formulado pelo desembargador Márcio Vidal, no mês passado, que solicitava intervenção do órgão para implantação de projetos no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Entre as propostas estavam a limitação das férias de magistrados, criação de Comissão de Orçamento e Finanças junto ao Tribunal Pleno e implementação de um serviço de assistência psicossocial.
Leia mais...

Curado aconselha empresas a buscarem Sefaz

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Jean Campos

Ao analisar as licitações do programa ‘MT 100% Equipado’, a AGE também constatou indícios de crime contra a administração pública, que tem como consequência a abertura de inquérito para apurar suposta lavagem de dinheiro.
Leia mais...

Henry diz ter aval político para pedir saída de Julier

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Sonia Fiori

Numa ação que visa barrar o que classifica de judicialização das eleições de Mato Grosso, o deputado federal Pedro Henry (PP) anunciou ontem que irá solicitar a intervenção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em ações a cargo do juiz federal Julier Sebastião da Silva, que, para ele, tem utilizado a Justiça em favor da candidatura do ex-procurador da República, Pedro Taques (PDT), ao Senado.
Leia mais...

Julgamento é adiado em Tangará da Serra

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Téo Meneses

A Justiça de Tangará da Serra (a 240 km de Cuiabá) adiou por tempo indeterminado o julgamento da ação civil com a qual o Ministério Público Estadual (MPE) pretende cassar o prefeito Júlio César Ladeia (PR) e o vice José Jaconias (PT). Também foi pedida a indisponibilidade dos bens deles, do Instituto Idheas e 23 pessoas por causa da operação Hygeia, que apura fraudes em licitações e desvios de recursos públicos na área da saúde. Os juízes da cidade divergem sobre quem teria competência para apreciar a ação.
Leia mais...

Tangará: MPE recomenda investigação a vereadores

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Téo Meneses

Atendendo uma recomendação do MPE, a Câmara de Vereadores de Tangará da Serra instaurará uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar os cinco parlamentares acionados na Justiça pelo promotor Antônio Moreira da Silva e que votaram a favor do contrato com o Instituto Idheas no valor de R$ 4,2 milhões.
Leia mais...

Riva questiona critérios da Justiça na Jurupari e defende Janete

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Márcia Oliveira

O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), usou a tribuna da Casa para questionar os critérios da Justiça ao decretar as prisões de sua esposa e coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva e de seu genro, na operação Jurupari, desencadeada na sexta-feira (21). O deputado apresentou argumentos que evidenciariam que a fazenda indicada no inquérito da Polícia Federal como foco de ilegalidades ambientais, é na verdade, um modelo da aplicação das leis do país. E desafiou autoridades e a imprensa a visitarem a área e comprovarem.
Leia mais...