Publicado em Domingo - 29 de Abril de 2012

Um em cada 4 professores da educação básica não tem diploma de ensino superior

Aproximidamente 25% dos professores que trabalham nas escolas de educação básica do país não têm diploma de ensino superior. Eles cursaram apenas até o ensino médio ou o antigo curso normal. Os dados são do Censo Escolar de 2011, divulgado este mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Leia mais...

Documentário conta a vida de quatro universitários para inspirar estudantes

Publicado em Domingo - 29 de Abril de 2012 | por Juliana Deodoro

Aos 16 anos, Wilian Cortopassi escreveu uma carta aos pais explicando porque iria sair de casa, em Contagem (MG), e se mudar para São José dos Campos, no interior paulista. “Estou disposto a dar a minha vida à ciência (...) e acho que chegou a hora de dizer o que eu penso e pelo que eu luto”, dizia o texto de 2006, deixado no criado-mudo ao lado da cama onde os pais dormiam. Wilian fez cursinho no Poliedro e, seis anos depois, está prestes a se formar em Química pela PUC-Rio. Também estudou durante dois anos no Instituto Militar de Engenharia (IME).
Leia mais...

Trabalhadores da Educação fazem caminhada contra descaso do Poder Público

Publicado em Sábado - 28 de Abril de 2012

Os trabalhadores da rede pública municipal de ensino de Várzea Grande fizeram hoje (27) de manhã uma caminhada para protestar contra o descaso por parte do poder público no setor. O manifesto foi organizado pela subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) de Várzea Grande.

Leia mais...

42,3% das universidades federais do país têm cotas para negros e índios

Publicado em Sexta - 27 de Abril de 2012

Levantamento feito pelo G1 mostra que, das 59 universidades federais do país, 36 oferecem algum tipo de ação afirmativa de reserva de vagas no processo seletivo. Destas, 25 têm algum tipo de cota racial para negros, pardos e/ou índios. O número corresponde a 42,3% do total das instituições. Nesta quinta-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a adoção de políticas de reserva de vagas para garantir o acesso de negros e índios a instituições de ensino superior em todo o país.
Leia mais...

Edvaldo Carnaúba recebe Prêmio Educa Brasil por gestão educação em Denise

Publicado em Sexta - 27 de Abril de 2012

O trabalho desenvolvido pela administração municipal de Denise a frente da Secretaria Municipal de Educação buscando a excelência no ensino ministrado nas escolas da rede municipal, é destaque não só em nível regional e estadual, mas também nacionalmente, figurando entre as 100 melhores gestões educacionais do Brasil.

Leia mais...

Prefeitura de Denise entrega biblioteca infantil para comunidade escolar

Publicado em Sexta - 27 de Abril de 2012

A prefeitura municipal de Denise acaba de entregar duas bibliotecas infantis para atender a educação infantil do município, que foram equipadas com cerca de 128 volumes cada, um acervo importante para fazer despertar nas crianças o gosto pela leitura.
Leia mais...

Profissionais da educação de Denise participam de palestra motivacional

Publicado em Sexta - 27 de Abril de 2012

A Secretaria Municipal de Educação de Denise realizou no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, uma palestra motivacional proferida por Carlos Edinei de Oliveira, de Tangará da Serra. O evento foi dirigido a profissionais da educação das escolas municipais e estaduais.
Leia mais...

Secretaria de Educação de VG ameaça trabalhadores que vão participar de paralisação amanhã

Publicado em Quinta - 26 de Abril de 2012

Funcionários da Secretaria de Educação de Várzea Grande, a pedido do titular da pasta, Odenir Sebba, têm ligado nas escolas que vão participar da paralisação desta sexta-feira (27) no município e ameaçado os profissionais caso eles se juntem ao movimento. A denúncia é da presidente da subsede Várzea Grande do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Maria Aparecida Cortez.
Leia mais...

Unemat pode aderir ao Sisu para ingresso de novos acadêmicos

Publicado em Quinta - 26 de Abril de 2012

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) pode aderir ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) que leva em conta os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para os acadêmicos ingressantes já no primeiro semestre de 2013/1. Essa proposta foi aprovada pelos representantes dos campi da Unemat chamados para o I Fórum da Diretoria de Concursos e Vestibulares (Covest). A decisão ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Conepe) da instituição antes de ser homologado.
Leia mais...

Unemat oferece 88 bolsas para estudantes carentes

Publicado em Quarta - 25 de Abril de 2012

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou edital para preenchimento de 88 vagas para bolsa apoio. O auxílio financeiro de R$ 360,00 destina-se a estudantes carentes e as inscrições começam a ser feitas a partir de 02 de maio. A ação é coordenada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.
Leia mais...