Publicado em Sexta - 16 de Abril de 2010

Mais um curso da UFMT entra em greve

Alunos e professores do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) são os próximos a realizarem greve por tempo indeterminado devido a carências estruturais e de pessoal no campus de Cuiabá. Ontem, os cerca de 300 alunos do curso iniciaram a paralisação com apoio dos professores. Eles seguem a linha do movimento grevista de aproximadamente 80 acadêmicos que, desde segunda-feira, bloquearam a entrada do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) por reivindicações semelhantes.
Leia mais...

Universia explica como transformar os estudos longe de casa em experiência positiva

Publicado em Sexta - 16 de Abril de 2010

É natural que um dia os jovens deixem a casa dos pais para viver de forma independente. Entretanto, muitos têm de antecipar essa etapa por conta dos estudos, seja pelo curso ou pela localização da instituição de ensino escolhida.  Nesse processo, nem todos conseguem se adaptar à nova rotina com facilidade e sentem falta da família. Por isso, o portal Universia traz dicas para a adaptação dos universitários que estão longe de casa e ainda não se acostumaram à nova vida.
Leia mais...

Campanha da Voz 2010 tem foco na Educação

Publicado em Sexta - 16 de Abril de 2010 | por Roseli Riechelmann

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza a abertura oficial da Campanha da Voz 2010 – “Voz que ensina merece cuidados”. Uma cerimônia no auditório do órgão reuniu professores de escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande para assistir a palestra e ao show dos padrinhos estaduais da campanha. Representados pelos músicos, Pescuma, Henrique e Claudinho destacaram a importância dos cuidados com a voz, instrumento de trabalho dos músicos, bem como os professores.
Leia mais...

Sintep/MT realiza III Encontro Estadual de Funcionários de Escola

Publicado em Sexta - 16 de Abril de 2010

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realiza, nos dias 24 e 25 de abril, o III Encontro Estadual de Funcionárias/os das Escolas Públicas. O evento começa a partir das 8 horas, na sede da entidade, em Cuiabá.
Leia mais...
O Prof. Edevamilton de Lima Oliveira profere palestra aos docentes enviados pelos CEFAPROS e NTMs
O Prof. Edevamilton de Lima Oliveira profere palestra aos docentes enviados pelos CEFAPROS e NTMs

Paralisação de alunos da UFMT ganha adeptos em outras faculdades

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010

O movimento grevista dos estudantes na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, deve engrossar. Encabeçado por acadêmicos de cinco cursos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), o movimento recebeu ontem apoio de outros dois – Pedagogia e Comunicação Social -, segundo anunciou o coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Daniel Bretas.
Leia mais...

Brasil vai erradicar analfabetismo até o final da década, diz Haddad

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (15), durante o programa "Bom Dia, Ministro", transmitido para rádios de todo o país, que o analfabetismo estará erradicado no Brasil até o final da década entre a população de 15 anos ou mais.
Leia mais...

Inscrições no Fies devem começar nos próximos dias

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010

O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou hoje (15) que nos próximos dias estará aberto o período de inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O programa permite que os universitários financiem os estudos em curso superior de instituições particulares. “O sistema estará disponível em uma ou duas semanas”, disse Haddad.
Leia mais...

UFMT abre concurso para 7 vagas remanescentes de docência

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza concurso público de provas e títulos para provimento de vagas remanescentes para cargos na carreira do magistério superior. O edital saiu publicado na edição do dia 25 de janeiro, do Diário Oficial da União, e o comunicado de vagas remanescentes publicado no dia cinco de abril, no portal da UFMT. São sete vagas, distribuídas entre os campi de Cuiabá (cinco vagas) e de Rondonópolis (duas vagas).
Leia mais...

Concurso oferece mais de 30 mil reais em prêmio para estudantes de odontologia

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010

A Angelus Indústria de Produtos Odontológicos abriu inscrições para o Prêmio Angelusde Incentivo à Pesquisa (PAIP). O concurso oferecerá a maior premiação já realizada no Brasil destinado à área acadêmica e avaliará os trabalhos de conclusão de curso (TCC) de estudantes de Odontologia de todas as regiões do País.
Leia mais...