Publicado em Segunda - 19 de Abril de 2010 | por Sergio Luiz Fernandes

Projeto dos Cefapros será modelo para o país

Mais uma ação de Mato Grosso deve se transformar em referência nacional para a Educação, a exemplo do que já aconteceu com políticas de democratização do setor. A planta arquitetônica dos Centros de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) deve ser utilizada na construção dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em todo o país.
Leia mais...

Estudantes em greve ocupam reitoria da UFMT

Publicado em Segunda - 19 de Abril de 2010 | por Lislaine dos Anjos

A greve dos estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) completou uma semana, nesta segunda (19), com a ocupação do prédio da reitoria. A manifestação durou ao menos cinco horas. Os ânimos dos estudantes só acalmaram quando eles receberam a confirmação de que a reitora Maria Lúcia Cavalli que iria recebê-los durante à tarde para uma tentativa de conciliação. A reunião deveria ter ocorrido pela manhã, mas Cavalli preferiu conversar com alunos no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) a receber os manifestantes na reitoria, o que levou o grupo a ocupar o prédio da administração.
Leia mais...
Aluna exibe
Aluna exibe "pulseira do sexo" em frente a colégio particular da zona norte de SP

Escolas particulares preferem orientar a proibir “pulseiras do sexo”

Publicado em Domingo - 18 de Abril de 2010

As escolas particulares da cidade de São Paulo preferem orientar seus alunos a proibir as polêmicas "pulseiras do sexo", segundo levantamento feito pelo R7.
Leia mais...

“Programa de Tranquilidade e Paz nas Escolas” é uma das metas do PAS do Governo do Estado

Publicado em Domingo - 18 de Abril de 2010 | por Luzia Araújo

Com o objetivo de combater a criminalidade, transmitir segurança e criar uma proximidade da polícia com estudantes, professores, pais e moradores que freqüentam as escolas de Cuiabá, que o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) criou o Programa de Tranqüilidade e Paz nas Escolas.
Leia mais...

Movimento de alunos da UFMT terá protesto na 2ª

Publicado em Sábado - 17 de Abril de 2010 | por Renê Dióz

A manhã de segunda-feira será de protestos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), segundo anunciaram ontem estudantes do campus de Cuiabá. A partir das 9h30, acadêmicos de pelo menos nove cursos promoverão uma passeata até a reitoria. A intenção do ato é aglutinar mais estudantes ao atual movimento grevista – iniciado na segunda-feira por alunos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), que desde então interditam o prédio.
Leia mais...

Escolas Estaduais de Várzea Grande têm melhor desempenho em gincana

Publicado em Sábado - 17 de Abril de 2010 | por Roseli Riechelmann

Escolas Estaduais de Várzea Grande saem na frente na gincana "Escolas Contra a Dengue". Quatro das cinco escolas vencedoras são daquele município. Apenas uma é de Cuiabá. Todos os 25 estudantes (cinco por escola) e as escolas que representam levaram para casa um computador.
Leia mais...

Mais um curso da UFMT entra em greve

Publicado em Sexta - 16 de Abril de 2010

Alunos e professores do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) são os próximos a realizarem greve por tempo indeterminado devido a carências estruturais e de pessoal no campus de Cuiabá. Ontem, os cerca de 300 alunos do curso iniciaram a paralisação com apoio dos professores. Eles seguem a linha do movimento grevista de aproximadamente 80 acadêmicos que, desde segunda-feira, bloquearam a entrada do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) por reivindicações semelhantes.
Leia mais...

Universia explica como transformar os estudos longe de casa em experiência positiva

Publicado em Sexta - 16 de Abril de 2010

É natural que um dia os jovens deixem a casa dos pais para viver de forma independente. Entretanto, muitos têm de antecipar essa etapa por conta dos estudos, seja pelo curso ou pela localização da instituição de ensino escolhida.  Nesse processo, nem todos conseguem se adaptar à nova rotina com facilidade e sentem falta da família. Por isso, o portal Universia traz dicas para a adaptação dos universitários que estão longe de casa e ainda não se acostumaram à nova vida.
Leia mais...

Campanha da Voz 2010 tem foco na Educação

Publicado em Sexta - 16 de Abril de 2010 | por Roseli Riechelmann

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza a abertura oficial da Campanha da Voz 2010 – “Voz que ensina merece cuidados”. Uma cerimônia no auditório do órgão reuniu professores de escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande para assistir a palestra e ao show dos padrinhos estaduais da campanha. Representados pelos músicos, Pescuma, Henrique e Claudinho destacaram a importância dos cuidados com a voz, instrumento de trabalho dos músicos, bem como os professores.
Leia mais...

Sintep/MT realiza III Encontro Estadual de Funcionários de Escola

Publicado em Sexta - 16 de Abril de 2010

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realiza, nos dias 24 e 25 de abril, o III Encontro Estadual de Funcionárias/os das Escolas Públicas. O evento começa a partir das 8 horas, na sede da entidade, em Cuiabá.
Leia mais...