Publicado em Quinta - 24 de Março de 2011

Pílula anticoncepcional e cigarro, uma combinação perigosa

O número de adolescentes que faz uso das pílulas anticoncepcionais cresce gradativamente, porém, em boa parte dos casos sem a orientação médica. Na maioria dos casos o objetivo é evitar a gravidez indesejada, mas a falta de informação sobre como utilizar corretamente o medicamento pode comprometer sua eficácia e causar sérios danos à saúde.  
Leia mais...

Saúde lança campanha no Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

Publicado em Quinta - 24 de Março de 2011

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou hoje (24), em Brasília, uma nova campanha publicitária para alertar a população quanto ao principal sintoma da tuberculose: tosse por mais de três semanas. O objetivo é estimular a população a procurar diagnóstico precoce da doença nas unidades de saúde públicas e privadas. O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura seis meses. Quando realizado sem interrupções, o paciente é curado, além de deixar de transmitir a doença logo nas primeiras semanas.
Leia mais...
Pesquisa em cidade de Lucas do Rio Verde detecta presença da substância em amostras coletadas
Pesquisa em cidade de Lucas do Rio Verde detecta presença da substância em amostras coletadas

Estudo aponta agrotóxico em leite materno em MT

Publicado em Quarta - 23 de Março de 2011

O leite materno de mulheres da cidade de Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), está contaminado por agrotóxicos. A informação é divulgada na edição de hoje da Folha de S. Paulo, com base em uma uma pesquisa da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).
Leia mais...

Dengue tipo 4 chega ao Nordeste; BA e PI registram 3 casos

Publicado em Quarta - 23 de Março de 2011

Os três primeiros casos no ano de dengue tipo 4 na Região Nordeste foram confirmados na terça-feira em Salvador (BA) e Teresina (PI). O vírus estava restrito à Região Norte, nos Estados de Roraima, Amazonas e Pará, tanto neste ano como em 2010. A presença desse sorotipo do vírus, contra o qual a população brasileira não tem imunidade, não era identificada no País havia 28 anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Leia mais...

Médicos e secretário de Saúde de Tangará são notificados pelo MPE

Publicado em Quarta - 23 de Março de 2011

Cinquenta e três médicos que atuam em Tangará da Serra e o secretário municipal de Saúde, Júnior Scheleicher, foram notificados pelo Ministério Público Estadual para que adotem as providências necessárias para assegurar que a prescrição de medicamentos e os relatórios médicos sejam feitos de forma clara e legível.
Leia mais...

Poluição duplica risco de morte em transplantes de pulmão

Publicado em Quarta - 23 de Março de 2011

Viver em áreas com muita poluição, como perto de ruas com muito trânsito, dobra o risco de morte entre pacientes submetidos a transplantes de pulmão, publica em sua última edição a revista científica "Thorax".
Leia mais...

Medidas simples podem evitar mosquito da dengue em condomínio

Publicado em Terça - 22 de Março de 2011

O mosquito da dengue se prolifera em "em silêncio". Gosta de "sombra e água limpa". O melhor jeito de combatê-lo é eliminando os criadouros que estão dentro das residências ou em suas áreas externas como piscinas, jardins e coberturas. Os criadouros também estão presentes em condomínios empresariais ou comerciais. Adotar pequenas mudanças de hábitos no nosso cotidiano torna-se necessário no combate ao mosquito transmissor da doença.
Leia mais...

Criança chinesa de 3 anos pesa quase 60kg

Publicado em Terça - 22 de Março de 2011

O pequeno Lu Hao está perigosamente acima do peso. Com apenas 3 anos de idade, a criança pesa quase 60 kg, cinco vezes mais que os outros meninos da mesma idade. Em entrevista para o tablóide inglês The Sun, os pais de Lu Hao disseram que desistiram de tentar impedir a ingestão excessiva de alimentos, pois todos têm medo do menino.
Leia mais...

Promotor e advogado analisam parceria com OS na Saúde; confira

Publicado em Terça - 22 de Março de 2011 | por Alline Marques

O promotor de Justiça Marcos Machado e o advogado José Patrocínio Brito Júnior, em nome do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade de Cuiabá, escreveram artigo em análise ao novo modelo de gestão proposto pelo secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry (PP), que pretende contratar Organização Social (OS) para administrar os hospitais regionais.
Leia mais...

Criança e Consumo debate consumismo e a importância do brincar

Publicado em Terça - 22 de Março de 2011

Na próxima sexta-feira, dia 25 de março, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, promove um evento para debater as causas e consequências do consumismo infantil. Na semana passada, o Projeto organizou um debate sobre a publicidade voltada ao público infantil na PUC, em comemoração ao Dia do Consumidor. Desta vez, a discussão acontece na Livraria Cultura do Bourbon Shopping, na Pompeia, em São Paulo.
Leia mais...