Publicado em Sábado - 01 de Setembro de 2012

RS: por cotas, indígena se forma em faculdade de enfermagem

A primeira índia beneficiada pelo sistema de cotas a concluir um curso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi ovacionada pelos colegas neste sábado, durante a cerimônia de formatura da graduação em Enfermagem.
Leia mais...
Bruno Felin/Cartola - Agência de Conteúd
Denize planeja atuar como enfermeira em sua aldeia
Denize planeja atuar como enfermeira em sua aldeia

Mais de 22 milhões de crianças estão fora da escola na América Latina

Publicado em Sexta - 31 de Agosto de 2012

Mais de 22 milhões das cerca de 117 milhões de crianças da América Latina e do Caribe estão sem ensino ou têm grande probabilidade de deixar a escola, o que na prática equivale a um futuro de exclusão social como adultos.
Leia mais...

Manifestação pede que câmpus da Unifesp siga em Guarulhos

Publicado em Sábado - 25 de Agosto de 2012

Lideranças locais e estudantes fizeram no fim da tarde desta sexta-feira, 24, uma manifestação em apoio à permanência do câmpus da Unifesp no Bairro dos Pimentas, em Guarulhos. Segundo estudantes, o ato foi convocado por associações que lutaram pela instalação da universidade na região.
Leia mais...

IFMT suspende processos seletivos para ingresso de 1,5 mil alunos

Publicado em Quinta - 23 de Agosto de 2012

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) suspendeu nesta quinta-feira (23) a publicação dos editais dos processos seletivos de 2013/1. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o edital que estava previsto para ser publicado nesta segunda-feira (20), será divulgado somente após o término da greve dos servidores.
Leia mais...

MEC quer substituir Prova Brasil pelo Enem na avaliação do ensino médio

Publicado em Quarta - 22 de Agosto de 2012 | por Amanda Cieglinski

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou na terça-feira (21) que a pasta vai mudar a forma de avaliar a qualidade do ensino médio. A proposta é substituir a Prova Brasil, avaliação que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O argumento do ministro é que apenas 69 mil estudantes em um universo de 8 milhões participam da Prova Brasil, enquanto o Enem é quase censitário. A mudança já valeria para 2013.
Leia mais...

Sinop: professores da UFMT fazem assembleia nesta 4ª

Publicado em Quarta - 22 de Agosto de 2012 | por Bianca C. Zancanaro

Os integrantes do comando local de greve dos professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estarão reunidos, nesta 4ª feira, às 14h em Sinop, em assembleia, para tratar do andamento da greve que completa 97 dias dias. A categoria cobra uma nova mesa de negociações com o Governo Federal.
Leia mais...

Inscrições para Projovem em Alta Floresta e Sorriso encerram na sexta

Publicado em Quarta - 22 de Agosto de 2012 | por Karoline Kuhn

O período de inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens e Adultos (Projovem Urbano) está programado para encerrar na sexta-feira (24), em Sorriso, Alta Floresta, Rondonópolis, Barra do Garças, Pontes e Lacerda e Primavera do Leste. Juntos, os polos ofertam de aproximadamente 340 vagas.
Leia mais...

Docentes da UFMT avaliam contraproposta e marcam nova assembleia

Publicado em Terça - 21 de Agosto de 2012 | por Welington Sabino

A greve dos docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que completou 96 dias na segunda-feira (20) será discutida ao longo dessa semana em reuniões entre membros do Comando Local de Greve. De acordo com a Associação dos Docentes da UFMT (Adfmat), nesta terça-feira (21), às 15h, os servidores vão participar de reunião no Sindijufe para a construção de um ato unificado entre as categorias federais em greve em Mato Grosso.
Leia mais...

Reitor de universidade em Lisboa ministra conferência em Sinop

Publicado em Terça - 21 de Agosto de 2012 | por Karoline Kuhn

"O papel social da profissão de professor na contemporaneidade" será o tema da conferência que será desenvolvida pelo reitor da Universidade de Lisboa (Portugal), professor doutor Antonio Sampaio da Nóvoa, hoje, em Sinop. O evento começará às 19h, no Centro de Eventos Dante de Oliveira e é organizado pelo centro acadêmico de pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso.
Leia mais...

IDEB aponta escola municipal de Nortelândia entre as melhores do Brasil

Publicado em Segunda - 20 de Agosto de 2012

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2011 apontando as melhores escolas públicas do Brasil. Os dados revelam um contraste interessante entre os municípios com arrecadação superior a de Nortelândia, que tiveram o índice abaixo e acima da nota 6,7, revelando o grau elevado da educação no município.
Leia mais...